A velha frase diz: “uma vez traidor, sempre traidor”. Mas será que isso é sempre uma verdade? Se seu parceiro traiu uma vez, ele vai trair de novo? E você deveria perdoá-lo por trair e tentar salvar o relacionamento? As respostas podem te surpreender…
Primeiro, vamos olhar os dados. Estudos mostram que, mesmo entre casais casados, a traição é relativamente comum: cerca de 22% dos homens e 13% das mulheres traem. Isso não torna a traição aceitável, mas é importante entender que, se você foi traído ou traída, você não está sozinho. Muitas pessoas já passaram por isso e conseguiram seguir em frente com ou sem seus parceiros.
Mas e os traidores? Um estudo sobre infidelidade mostrou que aqueles que traíram no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de trair no próximo relacionamento, comparado aos que não traíram.
VEJA TAMBÉM: Por Que as Pessoas Traem? Principais Causas e Fatores
Devo Perdoar um Traidor?
Embora muitos repitam a traição, isso não significa que todos os traidores sejam reincidentes. Existem muitos fatores que afetam a probabilidade de uma traição se repetir. Infelizmente, não há muitas pesquisas sobre esse assunto, então a verdade é que “uma vez traidor, sempre traidor” ainda está em debate.
Não há como ter certeza de que seu parceiro não vai trair novamente. Mas aqui estão alguns insights de especialistas em relacionamento sobre como seguir em frente se você foi traído.
Remorso Genuíno é um Sinal de Mudança
Se você está tentando decidir se pode confiar no seu parceiro novamente, precisa procurar por remorso. Isso vai além de apenas pedir desculpas. Ele precisa mostrar que se arrepende de suas ações e estar tomando medidas para mudar seu comportamento.
Isso significa assumir a responsabilidade pelo que aconteceu. Ele tem que admitir o que fez, entender como isso te machucou e expressar remorso por suas ações. Ele também precisa ter um plano para evitar a traição no futuro e se esforçar para resolver o problema que levou à traição.
A Intenção é Importante
Vocês dois precisam ter o desejo de fazer o relacionamento funcionar ou será tudo em vão. Então, o remorso precisa ser acompanhado por ações que mostrem tanto o desejo quanto a evidência de mudança. É fácil expressar remorso, mas é outra coisa seguir em frente e mudar. Isso pode parecer diferente em cada relacionamento, mas um aconselhamento de casais é ALTAMENTE recomendado.
VEJA TAMBÉM: Seu Namorado Está no Tinder? Veja Como Saber e O Que Fazer
O Motivo da Traição Importa
As circunstâncias específicas da traição determinam sua gravidade e a probabilidade de ser repetida. Primeiro, veja por que seu parceiro traiu. Novamente, nada disso justifica o comportamento dele, mas uma compreensão mais detalhada do que levou ao incidente ajudará a seguir em frente. Existem várias motivações possíveis para a traição e cada uma resulta em um tipo único de caso.
- Vingança: Muitas vezes, parceiros traem na tentativa de machucar o outro. Se for o caso, geralmente é algo pontual. Isso é muito doloroso e destrutivo, mas pelo menos você sabe que ele ainda se importa com como você se sente.
- Afastamento: Esse é um motivo comum para a infidelidade. Nesse caso, seu parceiro está traindo para sentir um pouco da intimidade que está faltando no relacionamento de vocês ou está fazendo isso para tentar chamar sua atenção e fazer você lutar por ele.
- Um Erro: Essa é a traição dos filmes românticos, onde álcool, uma paixão no trabalho e uma conferência fora da cidade se combinam em uma noite de paixão arrependida. Embora ainda machuque, pode ser o tipo mais fácil de perdoar e seguir em frente.
- Vício em Sexo: Embora muitas vezes usado como desculpa, o vício em sexo é uma doença real com consequências reais. Se seu parceiro te traiu devido a isso, será uma jornada difícil de recuperação que exigirá tratamento dos problemas de saúde.
- Fuga: Muitas pessoas têm um caso na tentativa de acabar com o relacionamento. Isso é típico de pessoas que têm dificuldade em expressar suas emoções. Você saberá que esse é o caso se seu parceiro se concentrar no negativo e, em vez de tentar consertar o relacionamento, usar a infidelidade como desculpa para terminá-lo. Isso não é consertável por uma razão: ele não quer consertar.
Outro fator que afeta sua capacidade de perdoar é como você descobriu sobre a traição. Se ele admitiu por culpa, isso mostra remorso e desejo de mudar. Por outro lado, se você o pegou traindo ou descobriu de outra forma, a confiança será muito mais difícil de reconstruir.
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!
Acesse AgoraVEJA TAMBÉM: Por Que os Homens Traem ao Invés de Terminar? 8 Razões
Olhe para o Histórico Dele
Outro fator é o histórico dele. Como já mencionamos, um histórico de traição é um bom indicador de que a traição continuará. Dito isso, isso pode ser facilmente escondido, então é muito mais difícil de considerar. Outra consideração é o estado do relacionamento antes da traição. Basicamente, há quanto tempo vocês estão juntos, quão próximos estão e o que o futuro reserva para vocês. Se vocês estão juntos há muito tempo e têm se afastado, isso pode ser um indicador de possibilidade de mudança.
Se ele traiu você quando tudo estava perfeito, você precisará pensar seriamente. Porque isso significa que, apesar das aparências, há algo quebrado no relacionamento ou ele tem um problema pessoal que está escondendo de você. Isso precisa ser resolvido se vocês vão seguir em frente.
Perdoar um Traidor é Sua Decisão
Então, será que você deve perdoar um traidor? Esta é uma decisão extremamente pessoal, mas espero ter dado alguns insights para ajudar a clarear seus pensamentos. Mas primeiro, me deixe te perguntar uma coisa: você vê alguma esperança de que esse relacionamento funcione? Se você ainda vê um futuro com essa pessoa, mesmo que seja remoto, então o perdão é possível. Você precisa fazer isso por você mesmo e pelo bem do relacionamento. Não perdoe porque sente que deve ou para varrer as coisas para debaixo do tapete. O verdadeiro perdão leva tempo.
Você Não Precisa Decidir Imediatamente
Ser traído já é difícil o suficiente sem se preocupar com o que você vai fazer a seguir. Essa decisão iminente de perdoar ou terminar pode criar ainda mais estresse. Por enquanto, deixa acontecer naturalmente. Você tem todo o direito de buscar conforto com a pessoa com quem está ou de excluí-la completamente da sua vida. Você vai sentir ciúmes e desconfiança. Você tem direito de se sentir assim e de expressar esses sentimentos, mesmo que pareça destrutivo.
E lembre-se de que o perdão é algo que você precisa trabalhar e cultivar. É comum que seus sentimentos de raiva e mágoa retornem mesmo depois de ter perdoado. Não se preocupe, isso é um processo contínuo. E o perdão não significa que as ações dele foram aceitáveis. Algumas pessoas se recusam a perdoar porque acreditam que perdoar é esquecer ou até aceitar a traição. Isso não é verdade. O perdão é o ato de deixar ir esses sentimentos negativos.
VEJA TAMBÉM: Como Perdoar uma Traição e Continuar o Relacionamento
E você deve saber que pode perdoar um traidor mesmo se não continuar no relacionamento. Você deve se esforçar para perdoar um traidor eventualmente, mesmo que não fique com ele. Isso não é por ele, é por você. Se você não fizer um esforço para perdoar, esses sentimentos negativos podem te consumir.