Problemas no namoro? Veja dicas importantes de como resolvê-los! | MeApaixonei.com.br

Problemas no namoro? Veja dicas importantes de como resolvê-los!

2172
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

Em muitas ocasiões, nos pegamos em uma discussão com o nosso parceiro e muitas vezes o motivo é o menor possível. Nós nem lembramos por que começou, mas estamos cientes de que chegamos a um ponto em que já não sabemos como sair. As conversas tornam-se mais frias e secas, e tudo o que a outra pessoa faz acaba se transformando em uma tempestade em copo d’água. Nesta dinâmica não é fácil resolver problemas.

O fato é que queremos superar essa situação ruim. Nós não queremos que o relacionamento acabe sendo prejudicado por causa disso. Queremos lutar por isso. Precisamos resolver o problema que originou todo esse transtorno. É importante que voltemos a estar bem com nosso namorado(a), noivo(a), marido(mulher)… mas como? O caso é que eu não sei o que fazer a respeito.

Bem, vejamos algumas técnicas que podem nos ajudar a recuperar o relacionamento que queremos ter.

O que há de errado?

Em primeiro lugar, os problemas muitas vezes aparecem porque não existe uma comunicação saudável entre o casal. Pode ser que não estejamos conseguindo explicar ao nosso parceiro os problemas pelo qual estamos passando. Também é importante que escolhemos dizer as coisas no momento e no lugar certos. Por outro lado, talvez não possamos ouvir corretamente.

Portanto, além de promover habilidades de comunicação dentro do casal, é importante procurar quando e onde o diálogo é apropriado. Desta forma, podemos controlar a situação de forma eficaz. Parece claro que uma refeição familiar ou uma estadia com amigos não vai favorecer que solucionemos o conflito. Pelo contrário, certamente o agrava.

Existem momentos em que a gente quer resolver os problemas mas a outra pessoa não está disposta a isso. Ou vice-versa. Em seguida, entramos em uma dinâmica muito tóxica que prejudica a relação. É muito importante, portanto, que ambos os lados colaborem e vejam que a solução dos problemas é uma tarefa compartilhada.

Agora que estabelecemos as bases para resolver problemas, qual é o próximo passo? É extremamente necessário separar o problema de sua solução. Ou seja, primeiro temos que identificar o que está acontecendo e, uma vez que o deixamos claro no casal, trabalhamos para resolvê-lo.

Vamos por partes… Como podemos identificar os problemas?

Quando vamos conversar com o nosso parceiro, temos que deixar as atitudes negativas e tentar manter uma posição reflexiva tão neutra quanto possível. Uma vez que tenhamos a atitude certa, podemos começar a conversa sobre o que acontece. Para iniciar o diálogo, é bom fazer um comentário positivo, a fim de facilitar a cooperação e a receptividade do outro.

É muito importante que tentemos resolver um problema específico de cada vez. Se tentarmos trabalhar vários assuntos ao mesmo tempo, a tarefa se tornará impossível!

Envie seu texto!

É necessário levantar o problema de forma breve e concreta, determinando-o com palavras, ações e comportamentos específicos. Também é relevante dizer coisas observáveis, sem interpretações de por que nosso parceiro faz uma coisa ou outra. Por outro lado, temos que expressar nossos sentimentos abertamente, para que a outra pessoa possa entender por que isso nos deixa irritados.

Mas também devemos reconhecer a parte da culpa que temos no problema. Finalmente, para que o problema seja identificado corretamente, é crucial que nos certifiquemos de entendê-lo… Como? Ouvindo atentamente o nosso parceiro. 

O que podemos fazer para resolver os problemas?

Uma vez que o problema esteja bem identificado, é preciso trabalhar para resolvê-lo! Agora, como podemos encontrar uma solução adequada? Há momentos em que sabemos o que está acontecendo, mas não o que podemos fazer para melhorar, certo?

Nestes momentos em que estamos presos, podemos recorrer a uma técnica que certamente ajudará a todos: brainstorming. Em que consiste? Em falar todas as soluções que estão passando por nossa cabeça… mesmo aquelas que pareçam impossíveis! Então podemos eliminar aquelas que não são úteis e encontrar uma que seja satisfatória para ambos.

Agora que sabemos que temos uma solução, precisamos começar a ver se ela funciona ou não. Se não funcionar, não precisa se frustrar, todos nós cometemos erros. O que faremos será retornar ao brainstorming para ver o que mais pode ser útil para o casal.

“A vida conjugal é um barco que transporta duas pessoas no meio de um mar tempestuoso; se um dos dois faz qualquer movimento súbito, o barco irá afundar” -León Tolstoi-

Mas antes de iniciar a solução, há uma coisa a fazer. Ambos têm de se comprometer a mudar o seu comportamento. É necessário chegarem a um acordo, mesmo que seja por escrito.

Eu sei que não é fácil, mas para que seu relacionamento funcione, isso exige trabalho de ambos os lados. Vamos resolver os problemas para ter uma relação saudável! 

Veja também:

15 perguntas eficazes a se fazer para manter seu relacionamento saudável

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: