Por Que Alguns Casais Simplesmente Se Desapaixonam Após 15 Anos De Casamento? | Me Apaixonei

Por Que Alguns Casais Simplesmente Se Desapaixonam Após 15 Anos De Casamento?

262
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

É possível que todos os casamentos passem por uma crise de meia idade?

“É possível que todos os meus amigos e eu nos desapaixonemos de nossos cônjuges no mesmo ano?”

Recentemente, uma de minhas clientes disse isso e percebi que essa ideia repercutia completamente com o que meus amigos estavam falando.

Parecia haver uma repentina mudança de sentimentos após 15 anos de casamento. Todos esses casais têm cerca de 48 anos e são casados ​​entre 15 e 18 anos.

Ela descreve esse sentimento vindo lentamente nos últimos anos, mas percebeu que isso estava acontecendo fora de sua consciência. Então, de repente, uma manhã, ela acordou e não estava mais “apaixonada” por seu marido. Ela ainda queria se casar com ele, viu como ele era incrível como pai, e sentiu o valor em sua união e vida juntos.

Mas principalmente, ela apenas sentiu apatia em relação ao marido, seu corpo, seu senso de humor e seus hobbies.

Outros amigos e clientes descrevem uma atração repentina por alguém que parecia surgir do nada. Outro sintoma é uma enorme confusão ou ignorância sobre como se conectar, paquerar ou até mesmo conversar com o parceiro.

Eles podem lembrar claramente como era fácil conectar e rir juntos, mas parecia que a ligação entre eles estava quebrada.

Quão estranho, eu pensei com meu cliente, de ter a base de sua vida (seu casamento inquebrável) de repente se transformar em um terreno arenoso onde seu pé está inseguro.

Agora, para ser sincero, todos esses relacionamentos tinham problemas, mas parecia haver um sentimento em comum de propósito ou um senso de “equipe” que os unificava – mesmo quando os tempos eram difíceis. Mas parece ser que esse sentimento de “equipe” que acabou.

Uma vez eu vi esse padrão em meus clientes e amigos (e para ser sincero, no meu próprio casamento) – eu não pude deixar de vê-lo em todos os lugares. Todos em seus 40 anos pareciam ter uma crise de meia-idade no casamento.

Em busca de respostas, encontrei um recurso maravilhoso no livro do Dr. Jed Diamond, O Casamento Iluminado: As 5 Etapas Transformadoras dos Relacionamentos e Por Que o Melhor Ainda Está por Vir?

Neste livro, Dr. Diamond fala sobre esse fenômeno exato e descreve o que está acontecendo. Ele descreve os cinco estágios pelos quais todos os casamentos passam. Um dos estágios, “desilusão”, é o que chamo de estágio de crise da meia-idade.

Suas cinco etapas em ordem são:

  1. Paixão
  2. Tornando-se parceiros
  3. Desilusão
  4. Amor verdadeiro
  5. Combinando forças para mudar o mundo

Ele afirma que todos os casais passam por esses estágios e que precisam passar pelos momentos difíceis para encontrar o amor profundo e a conexão mais profunda quando estão mais velhos.

O estágio da paixão é exatamente o que parece – este é o começo de um relacionamento quando estamos cheios de amor, hormônios à flor da pele, talvez até ilusões sobre com quem estamos nos casando e, é claro, grandes esperanças para o futuro. Parece que encontramos o parceiro perfeito e não podemos imaginar um momento em que não sentiremos essa euforia.

Isso é seguido de perto pelo estágio “construindo uma vida”, que ele chama de tornar-se parceiros. É nessa época que desenvolvemos nossas comunidades, cultivamos nossas famílias e construímos nossas carreiras.

O foco principal está no trabalho da vida e no crescimento. Os principais sentimentos em nosso relacionamento durante este estágio são parceria e segurança. Para muitos casais, esse estágio pode parecer chato, mas geralmente há um objetivo comum que une os casais.

Depois de alguns anos (ou de uma década), o dia-a-dia da vida aumenta e desgasta as percepções que tínhamos sobre o casamento.

Começamos a ver a realidade da pessoa com quem nos casamos. O Dr. Diamond chama esse estágio de desilusão e isso parece uma descrição perfeita. É assim que meus clientes e amigos descrevem o sentimento – desiludidos com o casamento, seus cônjuges e a vida que construíram.

É como se a cortina tivesse sido aberta e as ‘verdades’ fossem visíveis – uma realidade de casamento que não é atraente, não é excitante e não é particularmente apaixonada.

É durante esse estágio que a maioria dos casais se separa, tem casos ou divórcio. Parece inconcebível que qualquer coisa possa ser recuperada. No entanto, depois de toda a sua pesquisa, o Dr. Diamond descobriu que há um caminho através deste estágio. Ele é muito claro que há esperança.

O caminho, no entanto, não o(a) leva de volta ao estágio da paixão cheio de ilusões, mas pede que você vá além das ilusões para uma conexão com seu cônjuge.

Dr. Diamond afirma muito claramente que todos os casamentos atingem esse espaço – e ele até sugere que eles tenham que passar por esse estágio para chegar a um amor mais profundo. A desilusão é um requisito para o próximo estágio.

Se os casais puderem aguentar e superar esse momento tão difícil, eles passarão para o amor verdadeiro. A ideia do Dr. Diamond é que esse estágio ocorre quando os indivíduos são capazes de ver os elos entre sua família de origem e suas próprias expectativas de casamento. Há uma aceitação de si mesmo que se desdobra e com isso uma aceitação do seu cônjuge e do seu casamento.

Você descobre uma nova maneira de estar juntos, que é mais profunda e mais satisfatória.

O estágio final do casamento é intitulado “combinando forças para mudar o mundo”. O Dr. Diamond descreve os casais neste estágio mudando seu foco de si para o mundo exterior.

Tudo isso me levou a uma conclusão:

Sentir-me desiludido não significa que eu tenha que deixar meu casamento – significa apenas que tenho que me segurar e encontrar uma nova maneira de me conectar com meu cônjuge.

Gostou desse post? Compartilhe com seu amor e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

Saiba Qual O Problema Número 1 De Todos Os Relacionamentos (E Como Resolver)

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: