Pets Ajudam a Fortalecer Vínculos entre Casais e Famílias Multiespécies

Famílias multiespécies, que contam com animais de estimação, podem criar vínculos afetivos mais fortes e se tornar cada vez mais unidas

Casal fazendo carinho em um gato - Famílias Multiespécies

Os animais de estimação fazem parte das famílias brasileiras. De acordo com o censo do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021, 70% da população possui um pet em casa ou é próximo de alguém que possua. Assim, há cada vez mais o conceito de família multiespécie.

Uma família multiespécie é considerada aquela que contém humanos e outros animais no núcleo familiar. Com isso, há o compartilhamento do lar e de rotinas entre tutores e pets.

Essa dinâmica familiar tem ganhado espaço na sociedade atualmente, sobretudo devido aos benefícios que os pets agregam na vida de seus tutores. Inclusive, muitas vezes esses animais substituem os filhos humanos das famílias e fortalecem os vínculos entre os casais.

VEJA TAMBÉM: 49+ fotos de “cachorrinhos” da raça Dogue Alemão que não têm noção de seu tamanho!

Pets unem familiares

Os animais de estimação possibilitam a criação de vínculos afetivos que podem ser assemelhados aos vínculos criados entre pais e filhos. Isso porque, nos dois casos, as relações provocam a liberação de ocitocina, o conhecido “hormônio do amor”.

Ao mesmo tempo, cresce na sociedade o número de casais que não desejam ter filhos. Contudo, muitos desses casais adotam animais, aderindo ao estilo de família multiespécie.

Nesse esquema familiar, o amor incondicional, o vínculo afetivo e os cuidados parentais são fortalecidos entre pets e tutores, uma vez que os animais assumem o papel de quem precisa de cuidados e compartilha amor.

Inclusive, as famílias baseiam sua rotina e seus objetivos levando em conta os bichinhos, como, ao viajar, escolher uma hospedagem pet friendly e, ao fazer um passeio no shopping, buscar os espaços pet.

Assim, ter um pet no núcleo familiar ajuda a fortalecer os laços dos demais integrantes. Os casais, por exemplo, contam com mais objetivos em comum: o bem-estar do animal e aderem a passeios em família que incluam o pet, que se tornam momentos para criar vínculos.

Além disso, casais que não têm filhos conseguem assimilar por meio da relação com o pet divisões de responsabilidades e tarefas, fortalecendo a união e a parceria.

Por exemplo, o casal pode dividir as funções de dar comida e água e de levar o pet ao veterinário. Ou mesmo os integrantes podem planejar os responsáveis pela compra dos itens do animal, como caminha para cachorro, e pelos cuidados diários.

VEJA TAMBÉM: Pets no casamento? Veja dicas importantes!

Benefícios de ter um pet na família

Ter um pet na família traz muitos benefícios para cada um dos integrantes e para a união familiar como um todo. Veja os principais a seguir.

  • Fortalecer vínculos: casais podem criar senso de parceria ao dividir tarefas relacionadas ao pet.
  • Objetivos em comum: a família pode ter mais claramente objetivos em comum que contem com a presença do pet.
  • Amor incondicional: compartilhar o amor em família torna o sentimento ainda mais forte e de maior relevância para a vida de cada um dos integrantes.

Melhor convivência: conviver com animais ajuda a tornar o ambiente mais divertido, carinhoso e feliz, tornando melhor o dia a dia da família.

VEJA TAMBÉM: Casal leva cachorro para sessão de fotos de casamento e o resultado é hilário!

Compartilhe:
Rolar para cima