O amor esfriou? 17 dicas que farão você se apaixonar novamente pelo seu parceiro! | Me Apaixonei

O amor esfriou? 17 dicas que farão você se apaixonar novamente pelo seu parceiro!

1578
0
Compartilhe:

1- Pare de criticar.

Em vez de criticar verbalmente seu parceiro – ou seja, dizer exatamente o que não gosta nele –, tente mostrar as consequências das ações que ele adota. Diga que se sente ansioso, constrangido, abandonado, e assim por diante. Quando a pessoa souber porque o comportamento representa um problema – e entender o sentimento, já que provavelmente sente o mesmo –, a probabilidade de obter uma resposta “civilizada” é bem maior.

2- Procure aspectos positivos.

Para parar de criticar, é necessário começar a procurar coisas boas e desenvolver uma mentalidade positiva; sempre que pensar algo negativo em relação a ele, substitua-o por algo que admira na pessoa, recompensando-se pelo esforço. As recompensas ajudam a desenvolver novos hábitos e mantê-los.

3- Seja carinhoso.

O carinho físico é uma das formas mais claras de se comunicar amor e cuidado. Estudos mostram que estudantes dobram o esforço ao receber – de um professor – um simples tapinha de incentivo nas costas. Uma massagem feita por alguém que se ama pode combater a depressão e até diminuir a dor. O carinho físico e verbal pode comunicar o que as palavras não conseguem, ajudando a salvar um relacionamento.

4- Preste atenção no seu parceiro.

Dar toda a atenção à outra pessoa é importante para mostrar que a valoriza; caso ele queira falar enquanto assiste TV, lê uma revista ou está se distraindo em uma rede social, você não estará prestando atenção de fato. Em vez disso, tente focar nos olhos da pessoa enquanto ela estiver falando.

5- Ouça seu parceiro.

Não basta escutar, é preciso ouvir de forma ativa, esperando que a outra pessoa termine de falar antes de expor seus pensamentos, sem necessariamente tentar resolver o problema. Mostre que entende o que ele está falando ao compartilhar uma experiência similar à que acabou de ser contada.

6- Identifique aspectos novos do seu parceiro.

Quando o relacionamento já perdura há anos, é provável que ambos tenham mudado, principalmente se tiverem filhos. Esforce-se para “conhecer novamente” a pessoa fazendo perguntas sobre o que ela gosta ou não. Caso ela não saiba responder, ofereça-se para levá-la em algum lugar para jantar e relembrar a vida que tinham!

7- Seja gentil.

Para isso, é necessário se esforçar, até mesmo gravando suas interações com o consorte para verificar como “reclama demais”. Experimente criar listas do que o incomoda em relação a cada pessoa e escrever como é sua resposta “normal”. Tente responder diferentemente todas as vezes que o seu parceiro fizer alguma dessas coisas.

8- Peça as coisas das quais precisa.

Ao mudar o comportamento sem informar o motivo, você pode acabar ficando cheio de esperança para ver uma mudança sem que ele saiba o porquê da decepção. Diga que está determinado a mudar a situação do relacionamento e pergunte o que ele precisa.

9- Aja como se estivessem começando a se conhecer agora.

Para “voltar a conhecer” seu parceiro, finja que o relacionamento é “novo”; comecem a sair juntos e faça perguntas básicas. É bem possível ser surpreendido e descobrir que a cor favorita dele mudou ou que a comida preferida não é mais espaguete há um bom tempo.

10- Façam coisas novas juntos.

Como parte do novo “plano” para saírem e se divertirem, procurem experiências novas, locais onde nunca foram e sempre quiseram ir. Procure novas atividades na cidade, viaje para cidades próximas ou outros países e crie novos rituais com sua “alma gêmea” para cultivar sentimentos amorosos.

11- Lembrem-se dos bons momentos de namoro.

Relembrem a época do começo do namoro, quando um não criticava o outro e se aceitavam incondicionalmente. Falem sobre o primeiro encontro, as saídas preferidas, como o primeiro beijo foi gostoso e sobre todas as vezes que ficaram de mãos dadas e fizeram juntos coisas divertidas. Trazer tais memórias de volta à tona poderá ajudar ambos a sentirem tais emoções novamente.

12- Façam coisas que não experimentam há tempos.

Ao relembrar os primeiros dias e meses do relacionamento, você poderá lembrar de coisas que faziam juntos, mas pararam devido à vida atarefada. Tente “recriar” o primeiro encontro ou visitem amigos que não veem há muito tempo.

13- Escreva as coisas que o deixam nervoso.

O amor pelo parceiro pode ter sido perdido devido a algo que ele fez e que levou à sua profunda irritação. A única maneira de voltar a amá-lo após sentir essa raiva é perdoar. Comece escrevendo as coisas que ele fez e que irritaram a você.

14- Anote também as mágoas.

As mesmas coisas que o deixam irritado também podem tê-lo magoado, mas você poderá se sentir machucado sem ficar com raiva. Faça outra lista escrevendo tudo que conseguir lembrar que seu parceiro fez (ou não fez) que o magoou. É possível perceber que algo o incomodou se sentir que há uma forte resposta emocional àquilo quando pensar sobre o assunto.

15- Perdoe.

Agora que já criou as listas, é hora de esquecer da raiva, da dor e da mágoa perdoando seu parceiro. Geralmente, esse é um processo contínuo – podendo ser muito doloroso e com lágrimas –, sendo uma boa ideia pedir ajuda para uma pessoa de confiança ou terapeuta para ajudar com essa fase.

16- Peça para seu parceiro escrever as mesmas coisas.

Muito provavelmente, ele também possui muita negatividade acumulada em relação a você. Peça para ele escrever as coisas que fez que o machucaram e irritaram. Não é preciso pedir perdão ainda, apenas que possam analisar os aspectos do relacionamento que estão prejudicando-o.

17- Peça perdão.

Mostre arrependimento às coisas que o seu parceiro escreveu nas listas e peça perdão. Isso significa que escolheu mudar e concordar em parar de fazer as coisas que o machucaram e irritaram.

Dicas

  • Se o seu parceiro não parece empenhado em fazer o amor entre vocês florescer novamente – mesmo após explicar que está difícil de voltar a amá-lo –, pode ser necessário explicar com clareza o que sente. Caso suspeite de traição – ou saiba que houve – e o parceiro não aparenta estar arrependido, uma terapia de casais pode ser uma boa ideia para superar esse obstáculo.
  • Procure ajuda externa, como um conselheiro para relacionamento, terapia especializada ou até mesmo de um parente de sua confiança quando o parceiro não parece se empenhar para que vocês se amem novamente.

 

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos! 🙂

Via WikiHow

Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: