Confira os tons de loiro que mais combinam com a pele negra – MeApaixonei.com.br

Confira os tons de loiro que mais combinam com a pele negra

3304
0
Compartilhe:
Compartilhe esse post:

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra

Cabelo platinado e mechas californianas devem ser evitados por morenas e negras. E antes de qualquer procedimento, faça um tratamento com queratina para proteger os fios.

As morenas e negras podem, sim, ter cabelos loiros! Mas, atenção, pois a cor de pele e a tintura escolhida precisam criar uma harmonia para não causarem grandes contrastes. Por exemplo, as tonalidades de loiro que chegam quase ao branco devem ser evitadas para esse tom de pele, como o platinado e as mechas californianas. Já os tons quentes, caso do dourado e acobreado, estão liberados, segundo os especialistas consultados pela Me Apaixonei

Além disso, alerta Megue Costa, hairstylist do salão Emme Vip, é preciso levar em conta qual a imagem que a pessoa deseja passar ao clarear os cabelos. “O loiro claríssimo deixa as morenas com uma aparência mais artificial, pode até reforçar o estilo “piriguete” já encarnado por várias atrizes em novelas, caso de Roberta Rodrigues, que viveu Maria Vanubia em Salve Jorge, da TV Globo. Dificilmente essa cor passa um ar romântico, como um cabelo pintado na cor mel”, exemplifica Vagner Mattos, do Studio W Iguatemi. “Uma dica para morenas e negras é fazer o ombré hair em tom suave”, indica o hairstylist Heitor Hilton, do H. Coiffeur Hair Studio.

No entanto, os profissionais fazem questão de destacar que antes de qualquer coisa é fundamental ter consciência de que os fios precisam estar saudáveis para que a mulher possa fazer a descoloração sem se preocupar. “O cabelo afro é naturalmente mais seco. E quando se faz descoloração e clareamento perde-se água, proteínas e fibras. Quanto maior o tempo que o produto ficar no fio, maior será a perda. E quanto mais clara for a cor do loiro, mais necessário será o acompanhamento de um profissional durante o processo. Isso porque é importante retirar o produto do cabelo imediatamente se o fio começar a ficar elástico. Os danos neste caso são oxidação [desgaste], perda de proteínas, aminoácidos e emolientes responsáveis pela estrutura da fibra capilar”, alerta Vagner.

Cabelo afro e loiro? Evite técnicas de alisamento!

“Nesse caso, procure não usar chapinha e passe bem longe da progressiva! O melhor, nestes casos, é realizar hidratações frequentes e tratamentos específicos para o cabelo afro. Faça-os, pelo menos, uma vez por semana. Não tem erro!”, comenta Heitor Hilton.

Quer mais dicas e ficar por dentro do loiro que combina com a pele negra?

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra1

Primeiro passo: faça um tratamento com queratina!

Já que a mudança na tonalidade será radical, o cabelo vai precisar ser preparado antes de você fazer qualquer procedimento para ele ficar loiro. “Se for descolorir, recomendo antes um tratamento antes, à base de queratina, para engrossar o fio. Dessa maneira, diminui o risco de quebrar durante o clareamento”, explica Vagner.

Outra dica é, no caso de optar por mechas, “dar uma leve alisada nos fios com a escova para que seja possível medir mais a espessura das mechas e distribuí-las uniformemente”, alerta Megue.

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra2

Dourados e acobreados são os loiros mais indicados

De maneira geral, morenas e negras devem apostar em tons quentes, caso de dourado e acobreado, segundo os especialistas.

“As morenas mais claras – com tom de pele amarelado – podem usar quase todas as variações de loiro. Já as mulheres de pele negra precisam ter certo cuidado com loiro muito claro (quase branco) porque não cai bem”, opina Megue.

“É bom lembrar ainda que, como o cabelo é um acessório, o estilo da pessoa precisa combinar com o look para ter harmonia. A Beyoncé, por exemplo, sempre tende a passar uma imagem de cantora poderosa, com corpão, mulher sexy, por isso seus loiros sempre são bem dourados e quentes. Até quando ela usa o cabelo mais escuro procura iluminar os fios com tons bem dourados para ‘esquentar’ a pele”, exemplifica.

Megue aposta nas cores:

Douradas (sem serem muito amareladas), para as mulheres de pele negra, caso da cor já eleita por Beyoncé (foto);
Mel, como já usou Taís Araújo (foto);
Avelã, como já foi o cabelo de Ildi Silva (foto).
E enquanto Vagner elege o caramelo como mais uma opção de tom para morenas e negras, Heitor Hilton acredita que a tonalidade ideal é loiro pastel, mas sempre mesclado com outra tonalidade escura.

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra3

Tom platinado deve ser evitado

O loiro claríssimo, caso do platinado, deve ser a tonalidade evitada por todas elas. Principalmente porque, quanto mais clara for a cor, mais desgaste ocorrerá na fibra capilar.

Envie seu texto!

“O cabelo afro tem isenção de líquido, é mais seco e sente falta de vitaminas. E esses nutrientes, mesmo que repostos, nunca serão suficientes para manter uma fibra 100% íntegra”, opina Heitor.

“As morenas e negras que têm o cabelo cacheado mais grosso podem até optar pelo platinado, mas devem estar cientes de que o cabelo ficará bem fragilizado. Nesse caso, os cuidados terão que ser redobrados. Sem contar que esse loiro esbranquiçado é o único tom que não casa muito bem com a pele morena”, afirma Megue.

Um exemplo de como fica o tom platinado em mulheres negras é o visual já adotado pela cantora Nicki Minaj (foto). Vale lembrar que para segurar o tom é preciso ter personalidade e estilo. Encara?

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra4

Californiana x ombré

Californiana

“A californiana marca ainda mais os cabelos afro, dando a impressão de raiz crescida”, afirma Megue. “Para morenas e negras indico mechas desde a raiz, em pontos estratégicos e em menor quantidade, distribuídas uniformemente em toda cabeça para criar o efeito de luz. Esse tipo de procedimento, dentro do tom correto, valoriza demais a pele negra, dá mais vida e luz. Mas se a cliente é insegura e não tem certeza da mudança, vale a pena começar iluminando só alguns fios”, indica Megue.

“Seguindo o mesmo raciocínio dos fios platinados, mechas muitos brancas devem ser evitadas, pois, para chegar neste resultado, o cabelo perde muitas propriedades, deixando a fibra fragilizada”, reforça Vagner.

Ombré

“O ombré é o estilo mais recomendado para quem tem vontade de clarear parcialmente os fios. E para realizar este procedimento, indico a técnica hands free, que é um clareamento feito com mãos livres, das pontas para a raiz, tendo como resultado um degradê de cor sem marcas e bem suave. E, pelo fato de não usar papel alumínio, danifica menos a saúde do cabelo”, recomenda.

Um exemplo de ombré hair é o estilo já usado por Rihanna (foto). Para quem não quer se arriscar tanto, aposte em pequenas mechas para iluminar, como já fez Sheron Menezzes (foto).

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra5

Evite técnicas de alisamento dos fios

“Ou loira ou lisa”, decreta Megue!

“Todas as morenas e negras de cabelo afro que adotam esses dois tipos de procedimentos não têm o cabelo saudável e bonito. Acredito que tratamentos contínuos e o uso de produtos de qualidade reduzem (e muito!) o volume e facilitam em até 60% a escovação. Neste caso, se você quer os fios escorridos, o melhor caminho é fazer a escova tradicional”, defende.

Para Vagner, a progressiva pode ser feita mas só se for sob análise. “Não recomendo fazer os dois processos no mesmo dia. Fazê-los na sequência pode causar um choque na fibra, provocando a quebra imediata. Já a técnica de relaxamento não combina com cabelos clareados, pois o risco de quebra é muito grande”.

E, enquanto Vagner libera a prancha, “desde que feita no cabelo seco e em temperatura baixa”, Heitor Hilton prefere que as negras loiras passem bem longe do procedimento. “Evite chapinha sempre! O melhor é realizar hidratações frequentes e tratamentos específicos para o cabelo afro. Faça-os, pelo menos, uma vez por semana. Se o cabelo for tratado com máscaras e ampolas, não tem erro!”.

confira-os-tons-de-loiro-que-mais-combinam-com-a-pele-negra6

Hidratação e manutenção são indispensáveis

“Como o cabelo afro é mais seco, se for deixar os fios loiros, aconselho idas ao salão de 15 em 15 dias. Além disso, procure fazer manutenção em casa, alternando produtos de reconstrução com os de nutrição e profunda hidratação. No dia a dia, o leave-in [creme para pemntear] também é indispensável nesse tipo de cabelo que, por ser muito leve, tende a ter muito frizz”, comenta Megue.

Já para Vagner, o uso de xampus, máscaras de tratamento, condicionador e leave-in adequados para cabelos descoloridos é a melhor manutenção a ser feita em casa. “Estes cuidados vão auxiliar na regeneração mais rápida da fibra. E no caso de coloração (tinta), recomendo no máximo a cada 30 dias. Se for fazer luzes espere o crescimento de 2 cm de raiz (equivale a 2 meses, geralmente). Isso porque quanto menor a raiz, maior o risco de quebra do fio”.

Compartilhe esse post:
Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: