Como Superar a Saudade de Casa Durante um Intercâmbio?

Como Superar a Saudade de Casa Durante um Intercâmbio?

Mulher no aeroporto olhando a relação de viagens
Créditos: iStock

Conheça algumas dicas para lidar com a saudade de casa no intercâmbio e aproveitar ao máximo os estudos

A saudade é um dos sentimentos mais intensos do ser humano, e a falta dos familiares e amigos em muitos casos é a maior dificuldade enfrentada em um intercâmbio. Sentir falta das pessoas amadas é o que nos torna humanos, e saber lidar com esses sentimentos, apesar de muito difícil em certos momentos, é muito importante para não atrapalhar a oportunidade de amadurecimento e crescimento proporcionada por essa experiência.

Fazer um intercâmbio pode ser muito desafiador, pois envolve muitos sentimentos e dúvidas a respeito do que está por vir. As diferenças culturais, o novo idioma e a saudade são sempre as principais preocupações de quem realiza essa vivência tão engrandecedora, porém saber lidar com essas sensações é muito importante. Veja algumas dicas de como lidar com a saudade de casa enquanto estiver em um intercâmbio:

1. Evite ficar muito tempo ocioso

Já dizia o ditado: ”cabeça vazia, oficina do diabo”. E, quando estamos longe de casa ou com muitos problemas na cabeça, esse ditado faz muito sentido. Ficar sem fazer nada somente pensando em casa ou nas pessoas que você ama só irá aumentar a saudade. É muito importante ocupar a mente e aproveitar o intercâmbio para realizar novas descobertas. Realizar atividades físicas, fazer trabalho voluntário, conhecer lugares e pessoas novas vai ajudar a passar esse tempo longe da família.

2. Mantenha contato

O mundo tecnológico e conectado que vivemos atualmente tem o poder de aproximar as pessoas, independentemente da distância. É importante saber lidar com a saudade, mas sempre que o sentimento aperta pode-se recorrer a essas soluções modernas. Criar uma rotina para manter contato é muito importante para realizar esses contatos, que podem ser através de ligações, mensagens ou chamadas de vídeo.

3. Conheça pessoas e lugares novos

Conhecer pessoas e lugares novos é uma ótima dica para lidar com a saudade de casa. Isso é muito mais fácil quando se viaja ou estuda em grupo. Fazer amizades com pessoas desconhecidas na sala de aula pode nos revelar um mundo de amizades novas e nos tira da nossa zona de conforto. Realizar passeios pela cidade também é uma ótima dica, mesmo que sozinho. Conhecer praças, museus, restaurantes, entre outros, é muito enriquecedor para nossa bagagem cultural.

VEJA TAMBÉM: 9 Restaurantes Tradicionais para Visitar em São Paulo

4. Crie grupos de estudos

Estudar em grupos, principalmente com outras pessoas que estão fazendo intercâmbio, além de ser muito enriquecedor culturalmente, pode ajudar a nos distrair e sentir menos saudades de casa. Contar histórias e experiências de vida vai nos ajudar a conhecer melhor outras pessoas, e conviver com amigos que compartilham os mesmos sentimentos pode ser um conforto nesse momento. 

VEJA TAMBÉM: Leia Isto Somente Quando Estiver Pensando Em Desistir De Tudo

Fazer um intercâmbio é uma experiência de vida riquíssima, e traz um aprendizado que levamos para a vida toda. Além de aprender um novo idioma e se tornar fluente nele, conhecer os hábitos e costumes de uma outra cultura amplia nossa visão de mundo.

Muitas vezes, as dificuldades aparecem nesse tipo de viagem, e nesses momentos podemos usar a tecnologia para recorrer aos familiares e amigos, seja por problemas financeiros, em que a família pode ajudar com uma remessa online, onde é possível enviar dinheiro através da internet, ou mesmo para matar a saudade por meio de uma videochamada. O mais importante é aproveitar o momento e absorver o máximo de conhecimento possível.

Compartilhe:
Rolar para cima