9 Restaurantes Tradicionais para Visitar em São Paulo

Em São Paulo, existem muitos restaurantes clássicos, aqueles tradicionais com mais de 100 anos de fundação e outros com um pouco mais de 50 anos. São locais bem interessantes, tanto pela história quanto pela culinária tradicional.

Na verdade, a capital paulista é uma cidade com muita diversidade cultural, social e econômica e, como não poderia deixar de ser, a gastronomia também marca a cultura da cidade.

Para te ajudar a criar um roteiro para os seus passeios, separamos oito restaurantes tradicionais, os mais antigos espalhados pela cidade.

Você vai perceber que mesmo em meio a tantos apartamentos em São Paulo, a nossa “selva de pedra”, como muitos gostam de chamar, oferece calor humano e muito amor na culinária mais típica e tradicional da cidade. Continue lendo para conhecê-la.

1- Qual é o restaurante mais antigo de São Paulo?

Foto da fachada do restaurante Carlino em São Paulo
Foto: Folha

O restaurante mais antigo da cidade é o Carlino, apelido do seu fundador Carlo Cecchini, apresentando como especialidade da casa a culinária italiana. Esse restaurante foi fundado em 1881, no Largo Paiçandu, e ficou sob sua administração até 1946; já teve outros donos, mas eles conservaram o bom gosto, a tradição e a simpatia dos italianos.

Hoje ele tem 141 anos de existência, apesar de ter fechado as portas em 2002 e reaberto em 2005 na rua Epitácio Pessoa, nº 85, na Vila Buarque.

Além dessa antiguidade gastronômica, quem mora nas proximidades do centro poderá conhecer também a Mercearia Godinho, fundada em 1888 por um imigrante português, e a famosa Padaria Italianinha, fundada em 1896 por imigrantes italianos, localizada no centro da cidade.

Restaurantes em São Paulo para conhecer

Agora vamos aumentar a sua lista de restaurantes clássicos para conhecer em São Paulo. Assim conseguirá fazer a melhor escolha segundo a sua preferência e curiosidade.

2- O Rei do Filet é um dos restaurantes centenário em São Paulo

Foto interna do restaurante Rei do Filet em São Paulo
Foto: TripAdvisor

Agora, vamos te apresentar três restaurantes centenários para conhecer na capital paulista. Os dois primeiros foram inaugurados em 1914, e essa data é só o que eles têm em comum, confira abaixo o que encontrará em cada um deles:

  • Rei do Filet – Localizado no bairro Santa Ifigênia, centro, é um restaurante reconhecido pela qualidade e pela variação de cortes do filé mignon em seus cardápios; 

3- Basilicata

Foto interna do restaurante Basilicata em São Paulo
Foto: Veja
  • Basilicata – É uma espécie de empório, padaria e restaurante e costuma atrair a atenção do público pelos deliciosos pães italianos. Lá tem café e restaurante anexos, para que os clientes provem as delícias da Itália no local. 

4- Ponto Chic

Foto da fachada do restaurante Ponto Chic em São Paulo
Foto: BaresSp

O terceiro é mais um restaurante em São Paulo que acabou de completar 100 anos. Sua inauguração foi no ano de 1922, na semana da Arte Moderna, e artistas famosos adotaram o local como seu reduto preferido.

Por lá, é possível provar o verdadeiro Bauru, sanduíche feito com fatias finas de rosbife e outras delícias próprias do cardápio tradicional. Ele foi muito frequentado por artistas na semana da Arte Moderna.

Se deseja conhecer, está localizado no Largo do Paiçandu, nº 27, Centro Histórico. Os próximos restaurantes ainda não completaram cem anos, mas todos fazem parte da culinária mais tradicional da cidade.

5- Castelões

Foto interna do restaurante Castelões em São Paulo
Foto: Veja

Esse é o nome de uma cantina inaugurada em 1924 no Brás, cuja famosa pizza de linguiça calabresa com muçarela tem sua marca registrada. 

A combinação do sabor da pizza que eles criaram fez tanto sucesso que outras pizzarias da cidade a vendem com o nome de “Castelões”.

No local, ainda é servida uma imensa variedade de massas e pizzas.

6- C… Que Sabe 

Foto: TripAdvisor

O restaurante C… Que Sabe está localizado na rua Rui Barbosa, no bairro Bixiga, desde 1931, e essa é mais uma clássica cantina italiana da região. Aliás, você encontrará nesse bairro muitas opções da cozinha italiana, porque durante um bom período 70% da população da região era imigrante da Itália.

O espaço é decorado com fotos de clientes famosos e objetos que fazem lembrar o sul da Itália. Além do ambiente aconchegante, o cardápio é composto por saladas, risotos, massas e peixes. 

7- Roperto

Foto interna do restaurante Roperto em São Paulo
Foto: ObaGastronomia

Inaugurada em 1942, a cantina italiana Roperto está na lista dos restaurantes tradicionais em São Paulo, localizado na Boa Vista.

Até hoje, o empreendimento é administrado pelos descendentes dos primeiros donos, por isso eles ainda se mantêm fiéis à cultura e à culinária italiana. 

8- Terraço Itália

Foto interna do restaurante Terraço Itália em São Paulo
Foto: Estadão

Para quem mora na região da Avenida Ipiranga, na República, o Terraço Itália é mais um local desses antigos que servem com muito requinte e elegância. Esse restaurante foi inaugurado em 1965 no terraço do prédio Circolo Italiano, conhecido como Edifício Itália.

9- Cantina 1020

Foto interna do restaurante Cantina 1020 em São Paulo
Foto: TripAdvisor

Chegamos a nossa nona opção de restaurante em São Paulo para você visitar, o qual está localizado na região do Cambuci. 

E como pôde perceber até aqui, a culinária italiana caiu bem no gosto dos paulistanos, até porque foram nessas regiões que os imigrantes italianos se instalaram.

Ao visitar a Cantina 1020, você encontra o que há de mais clássico dessa culinária, inclusive as porções generosas que atendem a toda família.


Espero que tenha gostado de conhecer esses restaurantes para visitar em São Paulo. Agora, compartilhe esse post com seus amigos. Qual deles você escolheria para visitar?

Compartilhe:
Rolar para cima