Você odeia esse sentimento de tensão entre você e seu parceiro e essa situação acaba criando uma barreira silenciosa entre vocês dois.
Claro, todos os casais experimentam isso às vezes. Mas, recentemente, as coisas pioraram. E agora?
O passo mais importante para resolver problemas de relacionamento é reconhecê-los e ter uma perspectiva melhor sobre eles antes de tentar resolvê-los.
Se você puder evitar a sua maneira emocional de ver as coisas e ver os problemas de forma mais objetiva, mas ao mesmo tempo com cuidado, você pode desenvolver um caminho para uma conexão mais saudável e feliz.
Existem cinco perguntas que podem ajudar muito a vocês dois quando os problemas aparecerem.
Você pode tentar este exercício em casa incentivando seu parceiro a responder a essas mesmas perguntas. Não compartilhe suas respostas até completar todas as perguntas.
Para esse momento, escolha um local confortável e silencioso e tente entender os pensamentos, sentimentos e perspectivas um do outro.
VEJA TAMBÉM: 5 ATITUDES QUE MAGOAM SEU PARCEIRO
1. O que está acontecendo agora em seu relacionamento que está trazendo problemas?
Embora possa haver diferenças entre vocês que causam tensão, você também pode estar realmente aceitando essas diferenças.
Ao responder a essa pergunta, você explica não apenas as áreas de diferença, mas também as diferenças que você acha que não são aceitáveis.
Isso é algo que pode mudar com o tempo. Por exemplo, Paulo sempre concordou que ele é mais extrovertido do que Ana. Ele até pensava que eles eram um bom equilíbrio para ambos. No entanto, ela se isola cada vez mais e quer que ele fique em casa também. Agora ele está ressentido com isso.
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!
Acesse Agora2. Como isso tem afetado você?
Como sua maneira de pensar e agir tem afetado seu relacionamento? Por exemplo, você pode estar tão frustrado(a) que muitas vezes se irrita facilmente com seu parceiro e acaba descontando isso no relacionamento.
3. Como cada um de vocês contribuiu para a resolução do problema? (Esta questão tem duas partes.)
a) Qual tem sido a sua contribuição?
b) Qual tem sido a contribuição do seu parceiro?
Aborde comportamentos específicos, não o caráter do seu parceiro. Se você diz que odeia quando seu parceiro deixa a toalha molhada na cama, há uma solução possível e positiva: deixe-o cumpri-la.
Pelo contrário, se você diz que ele é um vagabundo indiferente, é uma declaração de quem ele é como pessoa, e ele tende a fechar qualquer conversa subsequente.
VEJA TAMBÉM: 5 IDEIAS PARA VOCÊ DEMONSTRAR SEU CARINHO E ATENÇÃO POR SEU AMOR
4. O que você fez para tentar corrigir o problema? E de que forma alguma das suas tentativas foi bem sucedida?
5. O que você fará a partir de agora para tornar seu relacionamento algo que você tanto sonhou?
Por exemplo: O que cada um de vocês fará de diferente? Quais serão suas novas ações?
Enquanto vocês estiverem discutindo estas questões, a maneira pela qual vocês falam entre si é importante. Além disso, se as tensões subirem a um nível em que vocês não puderem manter uma conversa positiva ou estar aberto à experiência do outro, talvez considere procurar um terapeuta de casamento.
Mas comunicar-se abertamente, honestamente e com um desejo real de melhorar o relacionamento, respondendo a essas perguntas, pode te ajudar a planejar um futuro melhor juntos.
VEJA TAMBÉM:
9 conselhos para colocar em prática se você estiver num relacionamento há muito tempo