20 Dicas para seu Casamento Durar Mais de 20 Anos

Como fazer o casamento durar mais de 20 anos: É certo afirmar que quando a maioria das pessoas se casa, elas planejam ficar casadas pelo resto de suas vidas – afinal, por que se preocupar em se casar se não for para ser assim, né? No entanto, parece que isso só funciona cerca de metade das vezes – dependendo de qual estudo ou notícia você acreditar.

Com as chances de felicidade conjugal em torno de 50-50, talvez faça sentido que Las Vegas tenha o maior número de casamentos em comparação com qualquer outra cidade dos EUA, com 114.000 por ano. Diante dessas probabilidades, um casamento feliz que dure é definitivamente uma “aposta” e não uma garantia.

VEJA TAMBÉM: Ter essas 7 coisas em comum com seu parceiro pode Fortalecer seu Relacionamento!

Em algumas semanas, minha esposa e eu vamos comemorar nosso vigésimo aniversário de casamento juntos e 25 anos como casal.

A real é que casamento não é pra todo mundo, mas se você acha que é pra você e sua parceria, considere as seguintes 20 dicas que podem dar uma forcinha e que nos ajudaram, a mim e à minha esposa, a ficar juntos por mais de duas décadas.

Aqui estão 20 dicas para ajudar seu casamento durar mais de 20 anos:

Não é tudo sobre você

Homem beijando a bochecha de sua esposa - Dicas para seu Casamento Durar Mais de 20 Anos

Reconheça que em um casamento é importante considerar as necessidades do seu cônjuge antes das suas próprias.

Reconheça que ambos irão decepcionar um ao outro

Aceite que nenhum de vocês é perfeito e que irão cometer erros e decepcionar um ao outro. Ter expectativas realistas é essencial para um relacionamento saudável.

Vocês casam com as famílias um do outro também

Tenha em mente que vocês estão se unindo não apenas como um casal, mas também com as famílias estendidas um do outro. Apoiem-se mutuamente para evitar conflitos causados por influências externas.

VEJA TAMBÉM: Por Que o Relacionamento Esfria com o Tempo?

A comunicação é a coisa mais importante que podem fazer juntos

Manter uma comunicação constante e bidirecional é fundamental para construir confiança, estabelecer expectativas e evitar conflitos. Nada substitui uma comunicação aberta e honesta.

Falem gentilmente um com o outro

Evite usar palavras grosseiras, criticar ou insultar um ao outro. Construa o relacionamento com palavras gentis e ações amorosas.

Entendam que opostos não se atraem a longo prazo

Casal limpando a casa junto - Dicas para seu Casamento Durar Mais de 20 Anos

Para que um relacionamento seja duradouro, é necessário ter interesses e experiências em comum. Embora existam exceções, a maioria dos relacionamentos precisa ter mais semelhanças do que diferenças para ter sucesso.

Entrem no relacionamento de olhos bem abertos

Dediquem um tempo suficiente para se conhecerem antes de tomar a decisão de se casarem. Evitem relacionamentos com pessoas que tenham histórico de abuso, vícios ou infidelidade.

VEJA TAMBÉM: Ele Não Será um Bom Marido se Não Falar Destes 7 Temas

Sejam intencionais em relação ao sexo

Com o tempo, é fácil que o sexo se torne algo secundário diante das responsabilidades do trabalho, dos filhos e da vida em geral. Não deixem que isso aconteça. Mesmo que não seja a coisa mais importante em um relacionamento duradouro, o sexo ainda é um fator relevante que mantém a conexão e a intimidade entre o casal.

Evitem acusações absolutas

Não acuse seu parceiro(a) de “sempre fazer isso…” ou “nunca fazer aquilo…”. Esse tipo de linguagem universal raramente é precisa ou útil.

Reconheçam que o valor do casamento é aquele que vocês atribuem a ele

Celebrem e valorizem o relacionamento de vocês, porque ninguém mais o fará se vocês mesmos não derem importância. Se o casamento for valioso aos olhos de vocês, os outros não poderão desvalorizá-lo.

Não guardem segredos um do outro

Embora possa ser difícil, é melhor compartilhar seus segredos com seu parceiro(a). Além de ser um processo catártico, compartilhar segredos difíceis ou dolorosos pode ajudar na cura e fortalecer a conexão entre o casal.

VEJA TAMBÉM: 10 Coisas que os Homens Desejam no Relacionamento, mas Não Falam

Não traiam

Casal tomando café

Se não planejam ser exclusivos fisicamente em um relacionamento, então não se casem. O casamento exige monogamia.

Estabeleçam regras para os desentendimentos

Cada relacionamento tem conflitos, por isso é importante definir algumas regras para lidar com eles. Isso pode incluir coisas como evitar insultos, ouvir atentamente o ponto de vista um do outro e buscar soluções em conjunto.

Peçam desculpas

Pedir desculpas pode ser difícil, especialmente quando você acredita estar certo. No entanto, oferecer uma desculpa sincera pode ser um passo importante para avançar no relacionamento.

Arrumem vocês mesmos antes de tentar consertar o outro

Essa é uma das dicas mais desafiadoras e geralmente requer a ajuda de um conselheiro ou profissional de confiança. O melhor livro que já li sobre esse tema é Casamento Blindado.

VEJA TAMBÉM: Como Lidar Com a Incompatibilidade Sexual no Relacionamento

Reconheçam que seu relacionamento irá evoluir

A paixão e a novidade do início podem diminuir com o tempo. Manter um casamento forte quando esses elementos ardentes se transformam em brasas exigirá esforço consciente de ambos.

Não fiquem fazendo contagem de pontos

Se vocês estiverem sempre “marcando pontos” e lembrando um ao outro das coisas que fazem certo e errado, garanto que o relacionamento não irá durar. Se precisarem fazer uma contagem, invertam a situação – celebrem tudo o que o outro faz certo e reconheçam suas próprias falhas.

Alinhem-se em grandes decisões antes de tomá-las

Casal deitado no chão com a casa desarrumada decidindo algo juntos - Dicas para seu Casamento Durar Mais de 20 Anos

Ninguém gosta de ser pego de surpresa, especialmente em um relacionamento. Certifiquem-se de concordar em questões importantes, como mudanças de emprego, grandes compras, ter filhos, etc. Nada prejudica a confiança tão rapidamente quanto uma decisão que muda a vida sendo imposta pelo seu parceiro.

Os pequenos detalhes importam

Não importa o que digam, as coisas pequenas que são deixadas de lado se tornam grandes problemas – isso se aplica tanto a coisas boas quanto a ruins.

Se comprometam totalmente

Não espere ou busque algo melhor. Aposte tudo no relacionamento e deixe seu parceiro(a) saber que você está “all in” quando se trata do seu casamento.

VEJA TAMBÉM: 7 Coisas que você nunca deve fazer em um relacionamento

É importante lembrar que um casamento bem-sucedido requer mais do que apenas uma lista de dicas. A verdade é que existem muitos casamentos destinados a falhar antes mesmo de começarem – independentemente de quanto bom senso, comprometimento, sacrifício, amor etc. exista. No entanto, essa lista pode te ajudar a aumentar suas chances de fazer seu casamento durar mais de 20 anos. Você pode apostar nisso!

Compartilhe:
Rolar para cima