50 Fatos Sobre o Amor que Farão seu Relacionamento Ainda Mais Doce

Você sabia que o amor é realmente cego? E que os homens são mais propensos a dizer “eu te amo” antes das mulheres?

Fatos Sobre o Amor

Nem nós, até que começamos a pesquisar o mundo maravilhoso e misterioso de se apaixonar e ter sentimentos por outro ser humano.

O amor tem muito espaço não apenas em nossas vidas, mas em nossa psicologia, em nossa biologia e em nossa história.

Aqui no blog MeApaixonei.com.br, delineamos 50 fatos sobre o amor que te ajudarão a entendê-lo.

1. O contato visual é fundamental.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://www.instagram.com/kat_in_nyc/

Algumas pesquisas descobriram que casais apaixonados sincronizam seus batimentos cardíacos depois de olhar nos olhos um do outro durante três minutos.

VEJA TAMBÉM: 70 perguntas importantes para fazer ao seu namorado (do fofo ao intrigante)

2. O amor é rápido no gatilho.

Leva apenas 4 minutos para decidir se você gosta de alguém ou não.

3. O amor pode ser viciante.

Amar é como tomar uma dose de cocaína, já que ambas as experiências afetam o cérebro de forma semelhante e desencadeiam uma sensação semelhante de euforia.

Uma pesquisa descobriu que se apaixonar produz várias reações químicas que induzem a euforia e estimulam 12 áreas do cérebro ao mesmo tempo.

VEJA TAMBÉM: 15+ Metas De Relacionamento Que Você Deve Realizar Com O Amor de Sua Vida

4. Há uma razão pela qual o carinho é tão bom.

A ocitocina, chamada hormônio do amor ou do carinho, é produzida durante um abraço ou carinho.

5. Seu coração pode realmente se despedaçar.

Uma pesquisa forneceu evidências de que eventos intensos e traumatizantes, como um término, um divórcio, a perda de um ente querido, uma separação física de um ente querido ou uma traição, podem causar dores físicas reais na área de seu coração. Esta condição é chamada de Síndrome do Coração Partido.

6. Biologicamente, seu amor muda com o tempo.

Estima-se que o amor romântico, que está ligado à euforia, dependência, palmas das mãos suadas, borboletas no estômago e similares, dura apenas cerca de um ano. Depois desse primeiro ano começa o chamado estágio de “amor comprometido”. A transição está ligada a níveis elevados de proteínas neurotrofinas em casais recém-formados.

VEJA TAMBÉM: 20 sinais de que o que você está vivendo é amor verdadeiro

7. O amor anda de mãos dadas com o estresse.

Estudos apontam que pessoas em um estágio inicial do amor têm níveis mais baixos de serotonina, o que está associado a sentimentos de felicidade e bem-estar e níveis mais altos de cortisol, associados ao estresse.

8. As prioridades mudam quando se procura um companheiro de longo prazo.

Há evidências de que, ao procurar uma aventura, o corpo ganha uma base de atração física. O oposto é verdadeiro, no entanto, para aqueles que estão procurando por um parceiro de relacionamento de longo prazo.

9. Os sentimentos tornam a vida muito mais doce.

Os pesquisadores analisaram um grupo de pessoas e descobriram que aqueles que pensavam sobre o amor diziam que um tipo específico de comida era mais doce do que aqueles que pensavam sobre ciúmes ou algo neutro.

VEJA TAMBÉM: Como chegar numa garota pelo Whatsapp? Veja o que fazer para não ser ignorado

10. É verdade que algumas pessoas não conseguem sentir amor.

Algumas pessoas que afirmam nunca ter sentido amor romântico sofrem de hipopituitarismo, uma doença rara que não permite que uma pessoa sinta o arrebatamento do amor.

11. Você sabia que seu corpo possui uma “veia de amor”?

Fatos Sobre o Amor

Os anéis de noivado costumam ser usados no quarto dedo da mão esquerda, porque os antigos gregos afirmavam que aquele dedo contém a veia amoris, ou a “veia do amor”, que corre diretamente para o coração.

12. Às vezes, suas emoções pregam peças em seu coração.

Ser dispensado geralmente leva à “atração pela frustração”, que faz com que um indivíduo ame aquele que o abandonou ainda mais (quem nunca?!).

VEJA TAMBÉM: 11 coisas divertidas para fazer com seu namorado sem sair de casa

13. O amor é o caos.

O símbolo duradouro do amor, Cupido (ou Eros) é dito ter vindo do Caos (“O Vazio Bocejante”) e representa as forças primitivas do amor e do desejo.

14. “Amor” é uma palavra derivada do sânscrito.

O termo “amor” é do sânscrito lubhyati, que significa “desejo”.

15. A armadilha dos pais.

Alguns psicólogos argumentam que nos apaixonamos por alguém que é semelhante ao pai com quem temos problemas de infância não resolvidos, sem saber que estamos procurando resolver essa relação de infância na idade adulta.

16. Adicione uma pequena aventura à sua vida.

Estudos comprovam que, se um homem encontra uma mulher em uma situação perigosa (e vice-versa), como em uma ponte trêmula, é mais provável que ele se apaixone por ela do que se a conhecesse em um ambiente mais confortável, como em um escritório.

VEJA TAMBÉM: 21 simples demonstrações de amor que o homem pode fazer pela mulher que ama

17. Às vezes, o “timing” é realmente tudo.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://www.instagram.com/mrslindseyroman/

O timing influencia significativamente no amor. É mais provável que os indivíduos se apaixonem se estiverem à procura de aventura, desejosos de sair de casa, solitários, deslocados em um país estrangeiro, passando para uma nova fase da vida, ou financeiramente e psicologicamente prontos para compartilhar ou iniciar uma família.

18. Mulheres gostam de testosterona.

As mulheres em todo o mundo são mais propensas a se apaixonar por parceiros com ambição, educação, riqueza, respeito, status, senso de humor e que são mais altos do que elas. As mulheres também preferem maçãs do rosto distintas e uma mandíbula forte, que estão ligadas aos níveis de testosterona.

VEJA TAMBÉM: 105 elogios para fazer a uma mulher

19. O contato visual é fundamental.

Os cientistas sugerem que apenas olhar nos olhos de outra pessoa é um forte precursor do amor. Em um experimento, estranhos de sexos opostos foram colocados em uma sala juntos por 90 minutos, onde falaram sobre detalhes íntimos e, em seguida, olharam nos olhos um do outro sem falar nada. Muitos sentiram uma profunda atração um pelo outro e dois se casaram seis meses depois.

20. A atração é evolucionária.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://www.instagram.com/p/Bp8Ktb9lSkX/

Homens apaixonados mostram mais atividade na parte visual do cérebro, enquanto mulheres apaixonadas mostram mais atividade na parte do cérebro que governa a memória. Os cientistas especulam que os homens têm que avaliar visualmente uma mulher para ver se ela pode ter bebês, enquanto as mulheres têm que lembrar aspectos do comportamento do homem para determinar se ele seria um provedor adequado.

21. Devagar e sempre vence a corrida.

Quanto mais longo e deliberado for o namoro, melhores as perspectivas de um longo casamento. As pessoas que têm romances intensos de Hollywood no começo são mais propensas a se divorciarem.

22. Homens e mulheres sentem o amor de maneiras diferentes.

As mulheres muitas vezes se sentem amadas quando conversam cara a cara com o parceiro; os homens, por outro lado, freqüentemente se sentem emocionalmente próximos quando trabalham, brincam ou falam lado a lado.

VEJA TAMBÉM: 101 ELOGIOS que farão o dia do seu amor ainda mais feliz

23. O amor é uma jornada.

Os cientistas sugerem que a maioria das pessoas se apaixonará aproximadamente sete vezes antes do casamento.

24. O amor literalmente faz você crescer.

O ato de se apaixonar é conhecido por ter um efeito calmante no corpo e na mente de uma pessoa. Isso, por sua vez, aumentará os níveis de crescimento dos nervos por cerca de um ano.

25. Os opostos não se atraem.

Indivíduos que parecem semelhantes e no mesmo nível de atratividade são mais propensos a terminar juntos do que pessoas que parecem significativamente diferentes.

Muitos pesquisadores sociais indicam que há um padrão em como as pessoas escolhem seus parceiros ou relacionamentos. Isso é demonstrado por meio de uma Hipótese de Correspondência, que indica que as pessoas são mais atraídas por outras que compartilham um nível de atração semelhante com elas.

VEJA TAMBÉM: 25 sinais secretos de que ele está apaixonado por você

26. As borboletas no estômago são uma coisa real relacionada ao estresse.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://br.pinterest.com/pin/427842033334713882/

A expressão de ter borboletas em seu estômago é um sentimento real que é causado por uma descarga de adrenalina.

Quando e se você se apaixonar por alguém, provavelmente será difícil evitar a sensação de borboletas dançando e esvoaçando em seu estômago. Isso acontece como uma resposta do corpo a uma situação de luta ou fuga.

27. A dama de vermelho.

Por razões que ainda não estão claras, os estudos mostram consistentemente que quando a mesma mulher usa vermelho versus uma cor diferente, os homens são mais inclinados a envolvê-la em conversas mais profundas. Isso é verdade mesmo quando os estilos de roupas são idênticos.

28. Amor e sexo nos influenciam diferentemente.

Uma pesquisa mostrou que o pensamento do amor influencia a criatividade e pensamentos abstratos, bem como planejamento a longo prazo. Pensar em sexo, no entanto, influencia a tomada de decisão imediata e a atenção aos detalhes momentâneos.

VEJA TAMBÉM: 9 sinais de que ele está sentindo saudade de você mas não quer confessar

29. A hora do “eu te amo”.

Estatisticamente, os homens são mais propensos a dizer “eu te amo” em um relacionamento do que as mulheres. Os homens também são mais propensos a serem mais afetados emocionalmente por separações.

30. Beijar prolonga sua vida útil.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://www.instagram.com/p/Bo7OwC-FIf9/?taken-by=moonlovers___

Acredita-se que os homens que beijam suas esposas pela manhã sobrevivam até 5 anos a mais.

31. As poções de amor são feitas de suor humano.

Historicamente, o suor humano tem sido usado para fazer perfumes que atraem o amor, e até mesmo poções de amor. Embora o suor contenha feromônios que são os principais ingredientes da atração, a eficácia do suor em perfumes e poções é questionável na melhor das hipóteses.

VEJA TAMBÉM: Por que alguns homens se afastam: 12 razões do porque ele é distante e o que fazer

32. Simetria é tudo.

Simetria é como nossos cérebros julgam a beleza. Um homem de rosto simétrico começará a fazer sexo quatro anos antes, terá mais sexo, negócios e amantes do que aqueles com assimetria em seus rostos. As mulheres também experimentarão mais orgasmos com homens simetricamente enfeitados.

33. Comida > romance.

Segundo um estudo, os exames do cérebro revelam que as mulheres respondem melhor aos estímulos românticos depois de comer uma refeição do que antes.

34. Você tem que ser empático.

Estudos descobriram que um dos fatores mais cruciais em um relacionamento é como você celebra as boas notícias do parceiro.

35. Um rabino criou o encontro rápido.

O encontro rápido foi inventado por um rabino em 1999, baseado em uma tradição judaica de encontros de jovens solteiros judeus.

VEJA TAMBÉM: Como ser mais romântico com sua namorada: 7 gestos que irão derreter seu coração

36. O amor é realmente cego.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://unsplash.com/photos/yqWowksFHm4

Quando alguém olha para um novo amor, os circuitos neurais que geralmente estão associados ao julgamento social são suprimidos. Então, de certa forma, o amor é realmente cego.

37. O coração nem sempre representou o amor.

O símbolo do coração foi usado pela primeira vez para denotar o amor em 1250. Antes disso, quem representava era a folhagem.

38. Não se apaixone se tiver coisas para fazer.

Está cientificamente provado: estar apaixonado faz de você uma pessoa menos produtiva.

39. Amor e TOC

O amor romântico é bioquimicamente indistinguível de ter um grave transtorno obsessivo-compulsivo.

VEJA TAMBÉM: 13 diferenças entre namorar um moleque e namorar um homem

40. Algumas pessoas têm medo do amor.

Filofobia é o medo de se apaixonar.

41. Hora de ficar online!

23% dos casais que se encontram através de encontros on-line acabam se casando.

42. Muitas pessoas estão procurando por amor.

Existem cerca de 3 milhões de primeiros encontros todos os dias em todo o mundo.

43. Faça qualquer coisa por amor.

Na Índia, há um grupo de vigilantes chamado “Love Commandos”, que oferece proteção contra o assédio de casais de diferentes castas que se apaixonam.

VEJA TAMBÉM: Faça essa oração e deixe Deus transformar seu relacionamento agora mesmo

44. Confiabilidade ajuda você a prosperar.

Fatos Sobre o Amor
Foto: https://unsplash.com/photos/-2PrzYfgotw

Pessoas com parceiros relativamente prudentes e confiáveis ​​tendem a ter um desempenho melhor no trabalho, ganhando mais promoções, ganhando mais dinheiro e se sentindo mais satisfeitas com seus empregos, de acordo com a pesquisa.

45. Chutar um mau hábito ou cair de amor?

Recuperar-se de um término é como chutar um vício em uma droga, descobriram os pesquisadores observando as imagens cerebrais do coração partido.

46. ​​Existem almas gêmeas?

Uma pesquisa revelou que 52% das mulheres dizem que seu marido não é sua alma gêmea.

47. O amor é uma grande parte da sua vida.

O ser humano médio gastará 6,8% de suas vidas socializando com alguém que ama, ou o equivalente a cerca de 1.769 dias.

VEJA TAMBÉM: [TESTE] Qual a sua LINGUAGEM DO AMOR? Faça nosso teste e DESCUBRA já!

48. Uma votação para o seu aniversário.

Aqueles que não vestem nada na cama estão mais contentes em seus relacionamentos do que aqueles que encobrem, de acordo com uma pesquisa.

49. O amor cura.

Pesquisas mostram que casais de longo prazo com conexões fortes e profundas podem se acalmar mutuamente em situações estressantes ou quando um deles sente dor simplesmente de mãos dadas.

VEJA TAMBÉM: 20 sinais de que seu melhor amigo está totalmente apaixonado por você

50. O amor é tudo.

Um maravilhoso estudo de 75 anos, conduzido por um grupo de pesquisadores de Harvard, mostrou que o amor é realmente tudo o que importa. As experiências de vida dos participantes revelaram que a felicidade e a realização da vida giravam em torno do amor ou simplesmente buscando amor.

E você, o quanto tem amado? <3

VEJA TAMBÉM: O que fazer quando o amor esfria?

Compartilhe:
Rolar para cima