Nada mais comum do que escutar algumas pessoas reclamando que engordam mesmo comendo pouco e de maneira balanceada. Alguns nutricionistas descobriram que, muitas vezes, o que nos impede de ficar em forma não é a quantidade, mas sim os alimentos que parecem ’inofensivos’ e que engordam muito.
Hoje, o Me Apaixonei traz uma lista com alguns destes alimentos que você deveria evitar.
1. Cereal de milho
“Como cereal para emagrecer”. Quantas vezes você já escutou esta frase? Bom, os comerciais de televisão com modelos super magras não ajudam muito, mas confiar em comercial não é a melhor estratégia para emagrecer. Imaginamos aquelas mulheres lindas comendo cereal com leite toda manhã. Certo? Na realidade, uma porção normalde cereal (aproximadamente 1/2 copo) contém 37 g de açúcar (um pouco mais que 7 colheres), o que já supera a dose diária que deveríamos consumir. E olha que o dia está apenas começando…
2. Iogurtes e sobremesas com queijo
Você vai pensar que estes produtos não podem fazer mal, já que são recomendados por nutricionistas. Sim, isso é verdade, mas eles recomendam incluir produtos naturais, sem nenhum tipo de adoçante ou intensificador de sabor. Ou seja, um exemplo é o iogurte ’Activia’ de 290 gr, muito popular entre os amantes da vida saudável. Ele contém aproximadamente 6 colheres de açúcar, enquanto que outros tipos de 130 gr contêm, em média, 3,5 colheres.
3. Barrinhas de chocolate
O chocolate é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de matar a fome quando você não tem tempo, mas muita vontade de comer alguma coisa. Um chocolate hoje e outro amanhã e em uma semana você vai perceber que a sua calça jeans já não entra mais. Tudo pelos carboidratos que eles contêm. O Mars e o Snickers, por exemplo, são basicamente açúcar.Uma barrinha de chocolate deste tipo, de 55 g, contém 27,5 g de açúcar, o equivalente a 5-6 colheres, aproximadamente.
4. Pepsi e Coca-Cola
Em geral, as pessoas gostam deste tipo de bebida porque, além de matar a sede, saciam um pouco a fome. Não obstante, ambos efeitos duram muito pouco tempo e de 10 a 15 minutos depois já sentimos fome e sede outra vez. E, sem percebermos, nosso organismo recebe calorias que não são necessárias e vão direto para o quadril. Uma pequena lata de Pepsi de 330 ml contém 8 colheres de açúcar; uma de Coca, 7 colheres.
5. Doces variados
“Ah, que mal pode fazer apenas um saquinho de M&M’s?”. É isso que muita gente se pergunta quando passa pelo caixa do supermercado e se vê completamente hipnotizado pelos chocolates estrategicamente colocados. Infelizmente, temos más notícias: 100 g deste tipo de doce representam 472 kcal. Em relação ao açúcar, um saquinho normal de 45 g carrega 6 colheres de açúcar.
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!
Acesse Agora6. Nutella
Torradas com Nutella são muito comuns no café da manhã de muitos países. Quer saber as consequências? No rótulo diz: açúcar, óleo de palma, nozes, cacau, leite em pó, lecitina, baunilha e soro de leite em pó. Nutella tem uma quantidade enorme de calorias porque 70% dela é feita de gorduras e açúcares. Apenas 2 colheres contêm 200 kcal e 21 g de açúcar.
7. Café instantâneo
Quando não temos tempo nem para passar um cafezinho, vamos de café instantâneo mesmo. Um erro. Apenas um saquinho de 20 g de um café do tipo ’3 em 1′ contém aproximadamente 70 kcal e 10 g de açúcar (2 colheres). Você realmente acha que este ’prazer’ vale a pena? Se quer tomar café e não engordar, tome café comum, e sem açúcar. Demora um pouco, mas você se acostuma. E ainda aprende a sentir o verdadeiro sabor da bebida, que o açúcar costuma mascarar.
8. Bebidas energéticas
O que fazer se o sono bate na porta e você ainda tem um monte de coisas para resolver? Muitas pessoas recorrem aos energéticos. Eles podem ajudar a aumentar a sua eficiência no curto prazo, mas é preciso saber dosar a quantidade ingerida e não abusar, senão a pressão arterial pode subir muito, assim como o nível de açúcar no sangue. Uma lata de Red Bull, por exemplo, contém 27 g de açúcar. Ou seja: se abusar, vai tudo se transformar em muitos quilos a mais.
9. Ketchup
Talvez algo que você não esperasse, certo? Acontece que o ketchup, levemente salgado e, às vezes, apimentado, também contém muito açúcar. Apenas 100 g deste produto contêm de 20 a 30 g de açúcar, uma proporção super alta. Claro que ninguém — até onde sabemos — come ketchup puro, mas vale a pena pensar na quantidade de vezes que comemos ketchup por ano e em como isso afeta a nossa saúde.
10. Sucos industrializados
Desde pequenos nos falam que sucos, além de deliciosos, fazem bem à saúde. Acontece que essa teoria não se aplica aos sucos industrializados, de caixinha, porque eles contêm uma quantidade enorme de açúcar. Um suco de uva, por exemplo: 350 g de suco contêm 58 g de açúcar. Um de maçã, contém 39 g. Já um de cereja, 37 g. Valores altíssimos!