Entrevistamos 165 pessoas que estão em um relacionamento sério e fizemos a seguinte pergunta a cada uma delas: “Se você puder escolher a coisa mais importante em um relacionamento, qual seria?”
Das 165 respostas, a mais popular não era o que eu pensava que seria. Depois de aconselhar milhares de relacionamentos, pensei ter uma boa ideia de como ter um relacionamento saudável e o que as pessoas acham ser o fator mais importante nele.
Eu teria apostado na confiança, química, paixão ou conexão. Mas a resposta mais popular foi o respeito.
E isso me fez pensar… Se as pessoas escolheram o respeito, é porque provavelmente ele tenha faltado nas experiências de relacionamento anteriores que elas passaram. E essa falta criou uma marca muito grande. Você esteve em um relacionamento onde faltou o respeito e isso te afetou, afetou seu modo de viver. Isso te configurou para outras experiências que não foram bem porque você se esqueceu o que você realmente merecia.
Você esqueceu como realmente merece ser tratado(a). Você esqueceu que o respeito não é uma opção; É padrão, vem com o modelo base. E sem ele, o motor não funciona. O carro não anda. Mas você comprou mesmo assim, e o passeio foi curto, pois no meio do percurso você sofreu um acidente.
A resposta a esta pergunta foi uma excelente comparação com os relacionamentos de hoje em dia. Nós nos esquecemos do respeito. Foi algo que passou e a gente nem notou, algo em que realmente não prestamos atenção. Mas sem o respeito, não podemos criar confiança. E sem confiança, não há nada. Apenas o superficial.
Esse é um grande lembrete de que é necessário ter um espaço seguro para que todos os relacionamentos possam prosperar e crescer. Espaços seguros não podem ser criados sem confiança, mas a confiança não pode ser formada sem respeito.