Viagens Românticas para Fazer em Minas Gerais e Curtir com Seu Amor

Casal olhando uma paisagem de casas em minas gerais

Minas Gerais, localizado na região Sudeste do Brasil, é um destino que atrai turistas de todo o país e do mundo. Além de paisagens naturais extraordinárias entre muitas serras e cachoeiras, o estado também é conhecido por sua gastronomia local e por suas cidades históricas que guardam elementos dos tempos imperiais do país.

De acordo com a pesquisa divulgada em janeiro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o estado líder em crescimento turístico no Brasil. Ainda que não possua um dos principais atrativos do turismo brasileiro, as praias, Minas recebeu aproximadamente 31 milhões de visitantes apenas em 2023.

Os museus, serras, cachoeiras e cidades históricas são alguns dos pontos fortes do turismo estadual, ainda que haja muitos mais para serem conhecidos. A seguir estão listados alguns dos lugares essenciais para se conhecer em uma viagem romântica por Minas Gerais.

Viagens Românticas para Fazer em Minas Gerais e Curtir com Seu Amor

Instituto Inhotim

Conhecido por ser o maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim está instalado em Brumadinho, cidade localizada a aproximadamente 60 km da capital mineira, Belo Horizonte. Além das obras e exposições rotativas de vários dos maiores artistas contemporâneos do mundo, Inhotim também chama a atenção por seu grande parque de Mata Atlântica preservada, cercado pelo mar de morros de Minas Gerais.

A área de visitação do Instituto Inhotim tem 96,87 hectares, e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d’água. [veja também: 47 Coisas para Fazer em Casal, Sair da Rotina e Criar Intimidade]

Lapinha da Serra

Localizada na Serra do Cipó, em Minas Gerais, Lapinha da Serra encanta turistas e nativos com suas paisagens naturais e atmosfera tranquila. A pequena cidade onde se localiza é conhecida por suas cachoeiras, lagos, grutas, rios e sítios arqueológicos, além de possuir tradições da típica cultura interiorana mineira, com autêntica gastronomia e hospitalidade.

A Lapinha pode ser o destino ideal para os casais que buscam descanso e tranquilidade ou para aqueles que buscam ecoturismo e a prática de esportes ao ar livre. Um dos principais trechos para aqueles que procuram aventuras é a travessia Lapinha – Tabuleiro, que liga as cidades de Santana do Riacho, onde fica Lapinha da Serra, à Conceição do Mato Dentro, onde fica a Cachoeira do Tabuleiro, a maior cachoeira de Minas Gerais.

Serra da Canastra

Conhecida nacional e internacionalmente por sua premiada produção de queijos artesanais, a Serra da Canastra é um dos destinos mais procurados no interior mineiro. Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, o queijo canastra atrai muitos visitantes para a região, afinal, em seu local de origem existem diversas fazendas produtoras, que oferecem um tour gastronômico pela culinária mineira.

Além da gastronomia, a Serra da Canastra também chama a atenção por suas belezas naturais presentes no Parque Estadual da Serra da Canastra, local onde se encontra a nascente do Rio São Francisco, um dos maiores e mais importantes do país. [veja também: A Revolução dos Aplicativos de Viagem: Como Eles Estão Transformando Nossas Experiências de Viagem]

Tiradentes

Tiradentes é um destino charmoso e muito procurado por turistas que desejam conhecer o interior de Minas Gerais pela primeira vez. Com ruas de pedra cercadas por pequenos comércios locais e restaurantes da alta gastronomia mineira, a cidade é um destino histórico tranquilo e de grandes belezas naturais.

Por ser pequena e aconchegante, a cidade permite que o visitante passe caminhando pelo centro turístico e pelos principais pontos históricos. É ideal para viagens familiares ou para casais.

Principalmente para visitantes de fora do estado que desejem conhecer Tiradentes, procurar passagem aérea para Belo Horizonte e conhecer a capital mineira, antes da cidadezinha pode ser um roteiro interessante, já que as cidades são separadas por uma viagem de apenas 3 horas de carro. Em que se pode passar por outras cidades históricas que também são pontos turísticos do estado.

Compartilhe:
Rolar para cima