
Você vive atrás de maquiagem e alternativas que te ajudem a reduzir a aparência daqueles “furinhos” no rosto, os chamados poros dilatados ou abertos? Pois saiba que existem receitas caseiras (com produtos naturais), além de cosméticos e cuidados básicos no dia a dia que podem te ajudar a conseguir o efeito tão desejado.
Para que entenda melhor, os poros dilatados são características de peles mistas e oleosas. “Essa questão dos poros mais visíveis é genética. A glândula sebácea é muito grande e mais aberta, por isso fica mais aparente. Também é hereditário”, explica a dermatologista Mônica Aribi. Renata Sampaio, da Cliniqderm, destaca ainda que a “poluição, impurezas e a gordura que nossa própria pele produz faz com que estas se acumulem nos poros, obstruindo-os e fazendo com que os mesmos se abram”.
Além disso, a especialista Luciana Macedo explica que essa dilatação dos poros também é mais frequente na época do verão, em virtude do suor. “Por isso, quem tem pele oleosa deve ter cuidados redobrados para não eliminar a barreira de proteção da pele”, explica Luciana Macedo, dermatologista coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria da Residência de Dermatologia do Hospital Heliópolis e diretora da Clinique des Arts, de São Paulo.
A questão da idade também é outro fator, explica Luciana. “Conforme envelhecemos a pele perde a elasticidade natural, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, que se acumula na pele com o passar da idade, também afeta o aspecto dos poros abertos”, afirma.
Uma das principais alternativas, segundo a dermatologista Renata Farhi, da Dermagrupo, é usar sabonetes com controle de oleosidade à base de ácidos, filtro solar e maquiagem sem óleo. “Uma outra dica é o uso de compressas de água gelada por alguns minutos após o banho. Devido à baixa temperatura, há contração temporária da pele, o que ajuda a fechar os poros”, orienta ela.
Quer descobrir as receitas caseiras e outros cuidados diários que vão te ajudar a reduzir a aparência desses furinhos na pele?
Ritual de cuidados para poros abertos
Segundo a dermatologista Mônica Aribi, o ritual ideal para cuidar dos poros abertos é:
– Esfoliação três por semana
– Limpeza diária com sabonete para pele oleosa
– Tônico diário para pele oleosa
– Evitar produtos (cremes, filtro solar) que sejam oleosos
Além disso, procure evitar também alimentos com alto índice glicêmico.
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!

Máscaras esfoliantes
É possível esfoliar a pele com uma mistura de açúcar granulado e mel.
Você também pode misturar uma colher de sopa de mel com uma colher de café de açúcar granulado e aplicar no rosto em movimentos circulares durante 5 ou 10 minutos.
Elas podem ser aplicadas uma vez por semana em movimentos circulares.

Máscaras esfoliantes
– Açúcar mascavo misturado com mel e um pouco de água filtrada
– Sal grosso (triturado) com creme hidratante
– Sementes de maracujá (trituradas) com creme hidratante livre de óleo
Essas três opções de máscaras esfoliantes ajudam a eliminar as células mortas da pele e a mantê-la ainda mais limpa.
Elas podem ser aplicadas uma vez por semana em movimentos circulares.
Enxágue com água fria abundante (não aplique nas pálpebras).

Use diariamente uma loção tônica para limpar e hidratar a pele, como água dermatológica ou termal.

Limpeza de pele, peeling de cristal e máscaras podem ser feitas uma vez ao mês ou a cada dois meses, com profissionais habilitados, conforme o caso.

Evitar água muito quente para lavar o rosto, pois piora o problema.

Use diariamente um tônico facial embebido em algodão e, em seguida, lave o rosto.
Estes tônicos adstringentes possuem substâncias que vão limpar mais profundamente a pele e fechar os poros.

Faça esfoliação semanal, que ajuda a retirar as impurezas, deixando a pele “respirar” melhor.

Evite muita exposição solar.

Nunca esprema espinhas ou cravos.

Use máscaras de argila branca e/ou verde para contrair os poros.

Aplique, antes do protetor solar (de deve ser de toque seco), primer facial (corrigem imperfeições da pele) ou produtos de efeito blur (disfarçam poros, rugas e linhas finas instantaneamente), que deixam um efeito óptico perfeito e são eficazes na redução da oleosidade.

Outra dica é nunca dormir com maquiagem.
Além disso, use produtos de make que sejam indicados para o seu tipo de pele, pois ajuda a reduzir a oleosidade da pele.

Além de usar produtos cosméticos e receitas caseiras que podem ajudar a reduzir a aparência dos poros abertos, os especialistas recomendam cuidados diários que você deve ter.
Um deles é usar sabonete apropriado, em gel ou em barra, para pele oleosa na hora de lavar o rosto.

Segundo Marcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospital Edmundo Vasconcelos, em casa recomenda-se ainda fazer compressas frias com chá de camomila ou soro fisiológico.
“As temperaturas mais baixas acalmam a pele e diminuem os poros”, explica ela.

“O iogurte natural também é um bom hidratante. Ele pode ser aplicado três vezes na semana sobre a face. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria”, orienta Luciana Macedo.

“Coloque uma panela pequena com água para ferver e quando chegar ao ponto de fervura desligue o fogo. Aproxime o rosto dos vapores e cubra a cabeça com uma toalha. A ideia é a mesma dos vapores que fazemos em casos para inalação. Depois, enxágue o rosto com água morna e seque cuidadosamente com uma toalha macia. O vapor ajudará a abrir os poros, eliminar resíduos, impurezas e gordura. Após o enxágue, borrife água de coco sobre o rosto e deixe secar naturalmente. É um hidratante natural”, indica Luciana Macedo.
“A esfoliação dever ser feita uma ou duas vezes (no máximo) na semana, com cosméticos manipulados ou não, mas indicados pelo dermatologista. A esfoliação evita que as células mortas da pele, bem como a sujeira acumulada no dia a dia, obstruam os poros e causem acne ou pontos pretos”, explica Luciana Macedo (CRM-SP 92.409 e RQE 52709), coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria da Residência de Dermatologia do Hospital Heliópolis e diretora da Clinique des Arts, de São Paulo.

A máscara de polpa de maçã também tem sido bastante utilizada – trata-se da maçã esmagada, sem adição de água ou qualquer outra coisa.
É possível realizá-la até duas vezes por semana. Essa máscara reduz a oleosidade da pele e funciona como anti-inflamatório, antibacteriano, antioxidante e adstringente.
Aplique e deixe no rosto 15 minutos. Retire enxaguando o rosto com água.

Outra solução é diluir amido de milho em água filtrada – uma colher de sopa de amido a 250 ml de água – e aplicar na face usando um algodão ou em borrifadas.
A mistura absorve a oleosidade excessiva da pele e a deixa mais fresca. Após a aplicação, o rosto não precisa de enxágue, mas é recomendável retirar os excessos com uma toalhinha de papel.

Triture 1/3 de xícara de amêndoas até obter um pó. Acrescente um pouco de água para formar uma pasta. Aplique no rosto, de preferência começando pelo nariz e depois espalhando para as demais áreas. Deixe agir por 30 minutos e retire com água morna.
Para atingir o resultado e fechar os poros dilatados, repita o processo duas vezes por semana.

Outra alternativa é usar o mamão. Primeiro, limpe bem a pele.
Em seguida, friccione a parte interna da casca de um mamão no rosto. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos e retire com água morna. Esta receita é boa para eliminar sardas também.

Uma boa receita para fechar os poros dilatados é triturar uma xícara de aveia até virar pó.
Adicione meia xícara de água morna e mexa até obter consistência de creme.
Aplique no rosto e deixa agir até que seque completamente. Em seguida, enxágue com água morna.
