Por que sentimos atração por alguém? A ciência que estuda o comportamento humano e animal, também chamada de etologia, nos dá a resposta.
A atração é um assunto complexo, além de interessante, que fascina muitos psicólogos há muitos anos. Vários e diversos fatores estão implícitos no fato de nos sentirmos atraídos por algumas pessoas e não por outras, como aspectos emocionais, biológicos, culturais, etc. Hoje descobriremos o que a etologia diz sobre isso.
VEJA TAMBÉM: Como Fazer um Homem Sentir Sua Falta e Te Procurar [18 Dicas]
Fatores biológicos relacionados à aparência física
Para começar, vou citar alguns fatores biológicos que explicam por que sentimos atração por alguém, relacionados à aparência física, que podem influenciar se achamos ou não uma pessoa atraente. Alguns deles são os seguintes:
- Cimetria corporal e facial. Indica saúde, resistência a parasitas e ausência de doenças durante o desenvolvimento.
- Características faciais familiares. As características faciais que se assemelham à média da população costumam ser consideradas atraentes, pois quando são extremas ou muito diferentes, podem indicar genes ruins.
- Limpeza. Ele fornece informações sobre a saúde e eficácia biológica da pessoa.
- Mulheres com cintura estreita e seios grandes. Indica maiores taxas de fertilidade, saúde e ausência de gravidez. Esses são considerados traços atraentes em mulheres.
- Homens com feições masculinas e voz grave. Queixo proeminente, maçãs do rosto marcadas, rosto simétrico, ombros largos e quadris estreitos. Essas são características que tendem a ser mais atraentes nos homens e que indicam altos níveis de testosterona e boa saúde.
Deve-se notar que os aspectos mencionados acima são aspectos que a etologia, depois de estudá-los, considera importantes ao verificar que eles estão relacionados à seleção natural e biológica. Porém, ficar nisso pode ser muito simplista, já que beleza e atratividade dependem de muitos outros fatores, como a particularidade de cada pessoa, aspectos culturais e sociais, etc. Ainda assim, é um insight interessante a ser considerado.
Outro fato interessante observado em casais, tanto a curto quanto a longo prazo, é que eles costumam ter aproximadamente o mesmo nível de atratividade física, enquanto a compatibilidade de valores, ideologia ou personalidade, entre outros, se correlaciona mais com casais de longa data.
VEJA TAMBÉM: Como Saber Se Ele Está Pensando Em Mim [11 Sinais]
Teorias que não levam em conta aspectos físicos
Existem outras teorias que explicam por que nos sentimos atraídos por certas pessoas, desta vez sem levar em conta os aspectos físicos.
1. Teoria da proximidade
O fato de a outra pessoa estar fisicamente perto de nós pode facilitar a atração, pois há mais oportunidades de aproximação ou contato. Por outro lado, também influencia o “efeito de mera exposição” definido pelo psicólogo Zajón, que afirma que, pelo simples fato de nos acostumarmos e nos expormos a um estímulo, ele pode passar de neutro a positivo. O mesmo aconteceria com as pessoas. O contato repetido ou a familiaridade com a outra pessoa pode acabar facilitando a atração. Hoje, o contato constante pelas redes sociais, que pode ser mantido apesar da distância física, também pode facilitar essa aproximação ou atração.
2. Teoria da similaridade
Quer saber por que sentimos atração por alguém? A ciência explica que sentimo-nos atraídos por pessoas que percebemos serem semelhantes a nós em diferentes aspectos, como personalidade, estilo de vida, hobbies, gostos. Sentimos que nos encaixamos e, ao procurar pessoas que compartilham desses mesmos valores, nos sentimos atraídos por elas.
VEJA TAMBÉM: Como Fazer Seu Ex Correr Atrás De Você
3. Teoria da complementaridade
Somos atraídos por pessoas que são contrárias a nós em certos aspectos. Essa teoria responderia à conhecida frase “os opostos se atraem”. O objetivo dessa atração é formar um casal em equilíbrio. Por isso, são muito comuns os casais em que uma pessoa é muito extrovertida e a outra, bastante introvertida.
WhatsApp Me Apaixonei
Acesse nosso canal no WhatsApp e receba dicas de relacionamento, frases de amor e citações para todos os momentos!
Acesse Agora4. Teoria da reciprocidade
Quando vemos que é mútuo, somos atraídos por pessoas que também são atraídas por nós. Como quando nos dizem que alguém gosta de nós, quase automaticamente sentimos uma espécie de conexão especial ou reciprocidade com essa pessoa.
5. Teoria da auto-revelação
O fato de revelar aspectos íntimos aumenta a conexão, a intimidade e a atração pela outra pessoa. Crie um clima ideal para conexão.
VEJA TAMBÉM: Sinais De Que Ele Está Afim De Você
6. Teoria da excitação
O fato de certas pessoas envolvidas passarem pela mesma situação de perigo, emoção ou adrenalina, pode facilitar um clima de conexão especial para que a atração surja.
Outras características socialmente valorizadas do por que sentimos atração por alguém
Além disso, existem outras características que a ciência comprovou serem consideradas atrativas e valorizadas socialmente nas pessoas. Alguns exemplos são:
- Ser sincero, honesto, compreensivo, leal e confiável.
- Ser carinhoso, simpático e alegre, sorrir, olhar atento e expressar emoções, demonstrar simpatia pelas pessoas e possuir habilidades sociais e inteligência, demonstrando-o através de conversas interessantes.
VEJA TAMBÉM: Como saber se é apenas Atração Física ou se ele ou ela Me Ama?
Comportamentos que usamos para atrair as pessoas
E os comportamentos que os seres humanos usam para atrair alguém ou flertar? O que a etologia diz sobre isso? Alguns são mais eficazes do que outros? Quais costumamos usar?
Bem, o que a etologia diz é que, durante o namoro ou flerte, os comportamentos verbais e não verbais e a linguagem mais eficazes e eficientes a nível biológico são os seguintes:
- Fazer contato visual, manter o olhar fixo, piscar rapidamente.
- Sorrrir
- Ter contato físico com o outro durante a conversa: tocar mãos e braços
- Dar presentes
Em suma, essas seriam algumas das questões que a psicologia social e a etologia estudaram e consideraram importantes sobre a atração humana. Eles são certamente muito interessantes, mas como mencionado, estes são apenas alguns exemplos. Existem muitos outros ligados a decisões subjetivas e pessoais, aspectos culturais e sociais, modas, etc.
VEJA TAMBÉM: 25 Frases de Amor Cristão para Compartilhar