O Que Fazer Quando A Família Afeta O Relacionamento Do Casal? | Me Apaixonei

O Que Fazer Quando A Família Afeta O Relacionamento Do Casal?

64
0
Compartilhe:

Quando a família afeta o relacionamento do casal, o amor se torna instável e o cenário fica complicado. 

Vamos começar esse post refletindo: no momento em que escolhemos com quem dividir nossa vida, de alguma forma também escolhemos sua família.

Isso não é novidade pra ninguém, sabemos disso. No entanto, em meio a esses tipos de situações, conflitos, confrontos e discrepâncias permanecem (em média) bastante recorrentes. Além disso, três entre quatro casais experimentam problemas significativos com seus sogros, e 60% das mulheres geralmente experimentam discrepâncias com as mães de seus parceiros.

De alguma forma, isso nos lembra do maravilhoso filme de Stanley Kramer “Adivinhe quem vem para jantar”. Nele, os pais da jovem – que acabara de se comprometer com um homem – fazem um raciocínio que resumiria a essência dessas situações conflitivas.

Acredita-se que ele educou seus filhos perfeitamente; inculca valores e diretrizes, mas no final escolhem parceiros afetivos que nem sempre se ajustam às expectativas da família.

Freqüentemente, os pais não definem seus filhos como pessoas livres capazes de escolher seus próprios caminhos, objetivos ou pessoas para amar.

Eles os vêem mais como projetos pessoais nos quais projetar uma série de ideais. Assim, quando iniciam um relacionamento, muitas vezes a sombra da decepção, o som desconfortável de algo que falha e acima de tudo, aquela sombra alongada que ameaça o projeto da família…

Quando a família afeta o relacionamento do casal, as as coisas podem acabar se desequilibrando se o assunto não for discutido.

Quando a família afeta o relacionamento: o que posso fazer?

Embora, em muitos casos, adorássemos poder apagar ou desativar a presença dessas famílias conflitantes que às vezes acompanham nossos parceiros como um apêndice, podemos dizer que há melhores opções.

Vamos ver algumas estratégias para refletir sobre:

  • Mantenha uma comunicação constante com o seu parceiro. É necessário expressar como certas palavras, atos ou circunstâncias te afetam. Evite críticas e evidencie realidades sem cair em desprezo ou ofensa.
  • A situação de cada família é particular. Partindo desta ideia, é necessário diferenciar entre o que é aceitável e o que não é, entre o que é compreensível e o que é abuso.
  • Chegue a um acordo com o seu parceiro sobre onde estão os seus limites. Sobre o que vocês aceitarão e o que não estarão dispostos a aceitar. O consenso entre vocês dois deve ser muito claro, mas o mais importante é definir esses limites em breve com a família, para que eles sejam claros entre todas as partes.

Para concluir, embora às vezes a família influencie no relacionamento, nem sempre é para pior, na verdade, muitas famílias são o melhor apoio em tempos de crise.

Ao contrário, se a influência é negativa, é importante chegarem a um acordo como casal sobre como agir, pois assim vocês obterão maior sucesso. Se fizerem isso, é muito provável que o relacionamento de vocês seja ainda mais fortalecido e os conflitos sejam resolvidos.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seu amor e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

Por Que Alguns Homens Não Tomam A Iniciativa? — Descubra As Razões

Hospedagem de Sites e Blogs

Deixe seu comentário: