“Dar um Gelo” no Relacionamento: O Que é e Como Lidar

Dar um gelo: Se seu parceiro já não fala com você há uma semana, ele está fazendo o que é conhecido como “dar um gelo”. Quer saber em que consiste e como evitar que te afete? Então confira este artigo!

Alguém que você ama ficou com raiva de você por alguma coisa e parou de falar com você já faz alguns dias? Apesar de você tentar se comunicar com essa pessoa — afinal vocês moram juntos — ela te ignora como se você não estivesse ao lado dela. Essa é uma situação muito dolorosa, que prejudica o relacionamento e gera grande frustração. Isso tem nome: Dar um gelo. Vejamos em que consiste.

Dar um gelo ou a lei do gelo, é uma forma de abuso psicológico. A normalização desse tipo de comportamento não é nada saudável em um relacionamento amoroso ou em qualquer outro.

VEJA TAMBÉM: Como Fazer Seu Namorado Sentir Sua Falta

O que é dar um gelo?

Após esta breve introdução, podemos concluir que dar um gelo é aquela situação em que uma pessoa ignora a outra por vários dias ou até semanas porque ficou com raiva — tá de birrinha. É um comportamento que a pessoa internaliza, que considera normal e, portanto, o aplica em todos os seus relacionamentos. Às vezes isso foi aprendido porque um dos pais também o manifestou.

Casal brigado - Dar um gelo no relacionamento

O que uma pessoa pretende comunicar ao dar um gelo? Para começar, que ela está com raiva dessa diferença de opinião que ela teve.

Então, graças ao fato de ignorar o outro, ela tenta puni-lo dessa forma, bloqueando qualquer tipo de comunicação. Isso não é muito eficaz, porque se há algo que permite a resolução dos problemas é conversar.

VEJA TAMBÉM: Filmes Para Salvar Casamento [20 + Sinopses]

Quais são as consequências de dar um gelo e ignorar o outro?

Ignorar outra pessoa por dias ou semanas é muito doloroso, pois estamos falando de alguém que mora na mesma casa. As consequências que isso pode ter são drásticas para o namoro, casamento ou qualquer outro tipo de relacionamento.

A seguir, compilamos e explicamos cada uma delas:

  • É uma falta de respeito: Dar um gelo e fingir que outra pessoa não existe é uma falta de respeito que não pode ser permitida em nenhum tipo de relacionamento. Isso denota que provavelmente haverá atitudes tóxicas e que o vínculo com a outra pessoa também é tóxico.
  • Prejudica a autoestima e a confiança: quem sofre com dar um gelo pode se sentir incapaz de saber o que fazer, com necessidade de se rebaixar e pedir perdão para que a comunicação ocorra novamente. Isso tem um impacto direto na autoestima.
  • Afeta a convivência: viver com alguém que pratica esse tipo de atitude é um problema. Com o passar do tempo, essa convivência será difícil, a ponto de o relacionamento se romper até que seja totalmente acabado.
  • Afeta a felicidade: a casa é percebida como um espaço seguro de calma onde se pode refugiar. Mas quando outra pessoa começa a dar um gelo, esse não é mais o caso. A inquietação e a tristeza afetarão a felicidade da pessoa.

VEJA TAMBÉM: O Que Fazer Quando Ele Visualiza E Não Responde

O que fazer com uma pessoa que gosta de dar um gelo?

Nesse momento, é hora de encarar a realidade e agir para evitar que essa pessoa afete nossa autoestima, felicidade, confiança e bem-estar. Além disso, um diagnóstico de ansiedade ou estresse pode piorar quando ocorrem esses tipos de situações.

A primeira coisa é falar sobre essa atitude quando não há discussão envolvida. Pode ser após uma refeição ou em um momento de silêncio.

Mulher fazendo o sinal de pare com a mão - Dar um gelo no relacionamento

A primeira coisa é estabelecer limites. Por exemplo, se uma conversa começar a esquentar e virar uma discussão, é importante desacelerar. Dizer “acho que estamos ficando excitados, vamos deixar aqui e retomamos quando estivermos mais calmos” é a melhor coisa.

A segunda opção é acabar com a coexistência. Às vezes é preferível viver separados. Quando um irmão começa a dar um gelo, esta pode ser a melhor maneira de evitar que o relacionamento se desfaça. Existem tipos de relacionamento em que você tem que rever se é conveniente continuar ali ou se a única saída é o ponto final.

VEJA TAMBÉM: 105 Frases Reflexivas Sobre a Vida para Inspirar seus Dia

Isso pode ser trabalhado em terapia?

Na terapia você pode trabalhar o fat de dar um gelo. No entanto, para que os resultados sejam frutíferos, a pessoa que a pratica deve estar ciente de que o que está fazendo não é uma forma saudável de resolver um conflito. Se isso não acontecer, será muito difícil aproveitar a ajuda.

As possíveis consequências são graves. Todos nós podemos ter atitudes tóxicas aprendidas ou derivadas da má gestão emocional.

Dar um gelo é uma atitude passivo-agressiva mais frequente do que pensamos. No entanto, não devemos normalizá-la.


Este artigo é meramente informativo, no MeApaixonei.com.br não temos o poder de fazer um diagnóstico ou recomendar um tratamento. Consulte um psicólogo para tratar o seu caso particular.

Compartilhe:
Rolar para cima