9 comportamentos que fortalecem a confiança dentro de um relacionamento

Google Imagens

“A maioria dos bons relacionamentos é construída sobre a confiança e o respeito mútuos.” – Mona Sutphen

Embora a confiança possa, de fato, ser fluida por definição, existe uma verdade quase absoluta: certos comportamentos criam confiança mais rápido do que outros.

Abaixo estão nove comportamentos que podem construir confiança rapidamente em relacionamentos:

1. Admitir seus erros

Todos erramos. Se o seu objetivo é criar confiança, admitir seus erros é obrigatório. Já ouviu o ditado: “O disfarce é pior do que o crime?” Bem, isso é especialmente verdadeiro quando você está buscando estabelecer uma reputação de confiabilidade.

2. Cumprir suas promessas

Faça o que você diz que fará. Um comportamento consistente e confiável é uma das formas mais rápidas de ganhar confiança.

Se você fizer uma promessa, mantenha a sua palavra e faça o seu melhor. A maioria de nós tenta, mas, às vezes, as coisas dão errado. Minimize esses erros e você criará confiança rapidamente.

3. Dar confiança

Compromisso e confiança são ações recíprocas. Já viu o filme “Entrando Numa Fria”? O personagem de Robert Deniro (Jack) ensina Ben Stiller (Greg) no “Círculo de Confiança” e se orgulha: “Não escondo nada de você e você não esconde nada de mim – e assim nós vamos”.

A confiança é assim.

4. Escutar com mindfluness

Mindfulness é a observação sem julgamento. Para fins ilustrativos, pense nas pessoas que você considera as mais confiáveis ​​em sua vida.

Provavelmente, elas estão dispostas a ouvi-lo, independentemente do seu estado de espírito. A escuta consciente (ou ativa) é rara hoje em dia – um fato que torna a prática inestimável para estabelecer confiança.

5. Mostrar interesse

Demonstrar interesse ajuda a construir relacionamentos e reforçar a confiança. Também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de relacionamento.

Você mostra interesse em alguém sendo curioso. Se a pessoa sentir sua sinceridade, você ganhará sua confiança rapidamente.

6. Seja autoconsciente

A autoconsciência é definida como “conhecimento consciente de seu próprio caráter, sentimentos, motivos e desejos”. O renomado psicólogo comportamental Nan S. Russell chama a autoconsciência de “o ingrediente desaparecido” para construir a confiança.

“Muitas vezes, as pessoas não percebem as mensagens que suas ações enviam”, diz Russell, “Você não pode ajustar suas ações para comunicar o que pretende sem autoconsciência”, e não pode estabelecer confiança quando os sinais que envia são errados.

7. Comunicar-se abertamente

Às vezes, ser aberto e honesto pode ser um pouco desconfortável. Isto é especialmente verdadeiro, se você evita conflitos. Muitas pessoas fazem isso – e está tudo bem.

A comunicação aberta é mais fácil quando você define suas intenções durante o início, agindo educadamente e ouvindo atentamente. A comunicação eficaz pode ser o aspecto mais importante do desenvolvimento da confiança.

8. Resolver conflitos de forma pacífica

O conflito, sob qualquer forma e em qualquer grau, é contraproducente para estabelecer confiança. Assim, é incrivelmente importante dissipar todos os conflitos que surgirem, e fazê-lo de forma rápida e eficiente. Não é necessário abordar o conflito com uma mentalidade de “conflito”.

Aqui está uma dica: da próxima vez que alguém se irritar com você – não importa se for no trânsito ou no escritório – sorria educadamente e acene com a cabeça.

Você ficará surpreso com algumas das respostas que você receberá (a maioria será positiva!)

9. Seja exemplar

Não há melhor maneira de estabelecer uma cultura de confiança em um relacionamento do que exemplificar o comportamento. Simplesmente tomar a decisão consciente de sempre dizer a verdade, ser sincero, responsável, abster-se de fofocas e assim por diante, comunica aos outros que podem confiar em você.

Esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo! 🙂

Veja também:

Como deixar de ser ciumento? Veja dicas especiais para recuperar sua auto-confiança!

Vimos em OSegredo.com.br

Compartilhe:
Rolar para cima