O Que Fazer Quando Namorado Se Afasta? Descubra Agora!

Quando namorado se afasta, o que fazer? Várias recomendações sobre o que fazer quando o relacionamento está correndo perigo.

Quando namorado se afasta - Silhueta de casal terminando o namoro

As relações são sempre complicadas, tanto para homens quanto para mulheres. Embora sejamos parecidos em muitos aspectos, também somos muito diferentes em outros.

No caso particular de se relacionar com o sexo oposto, os homens tendem a ser mais diretos. É por isso que é comum que durante os estágios iniciais de se conhecerem e iniciarem algo semelhante a um namoro, eles vão um pouco mais rápido.

Mas assim como é comum os homens entrarem em relacionamentos amorosos de forma relativamente direta, também é comum que eles terminem o relacionamento de forma direta e característica. Então, vamos ver o que fazer quando namorado se afasta, deixando para trás um relacionamento estagnado ou diretamente rompido e bloqueado.

VEJA TAMBÉM: Não Namore com Alguém que não tenha esses 15 Hábitos

Como lidar quando namorado se afasta

Vejamos algumas ferramentas de enfrentamento nessa situação, para evitar que ela afete muito o seu humor e dê origem a problemas adicionais.

1. Avalie as razões: não faça suposições infundadas

Quando namorado se afasta de repente, não escreve mais, não atende, não liga… a situação pode levar a uma série de suposições que respondem mais à nossa emocionalidade do que a qualquer outra coisa.

É melhor manter a calma e não cair em hipóteses extremas. Na dúvida, o que devemos fazer é buscar uma resposta clara dessa pessoa, abordá-la com a firme convicção de obter uma resposta precisa para a situação.

Se isso não for possível, então é hora de respeitar os motivos aparentes da pessoa, sem assumir a culpa, e respeitar a distância. Lembre-se de que ninguém é indispensável para a nossa própria felicidade.

VEJA TAMBÉM: 10 Coisas que toda Mulher Merece de um Homem. Não-importa-o-quê.

2. Seja firme antes de tomar decisões

Em alguns casos, principalmente quando há um componente de apego emocional, é comum que você não queira aceitar quando namorado se afasta, e você não seja constante em suas decisões de se afastar também.

Por exemplo, se você decidiu que o mais saudável para você é não dar mais do que recebe, você deve cumpri-lo.

Quanto mais constante você for e quanto mais tempo passar sem você se reconectar com ele, mais perto você estará de superá-lo, o que é o ideal. Nunca é bom deixar nossa paz de espírito nas mãos de outra pessoa. Se você depende demais de alguém, é um assunto que você deve trabalhar.

3. Priorize-se: seu valor como pessoa não é negociável

Quando namorado se afasta - Mulher praticando amor próprio

Quando namorado se afasta, ou seja, quando ele não dá mais notícias sem dar nenhuma explicação que te ajude a entender o que aconteceu, é bastante frequente que haja uma tendência à autoculpabilização, pensando que o motivo é por causa de você. Esses pensamentos estão errados.

Atribuir a causa da distância a um possível “defeito” seu indica que você não está se dando o devido valor como pessoa.

Não nos é possível justificar a distância de alguém com o pretexto de que não somos suficientemente bons para essa pessoa. É um pensamento prejudicial que devemos reconhecer e mudar imediatamente.

VEJA TAMBÉM: 70 Frases de Amor Proprio para Inspirar Vida em Seus Dias

4. Quando namorado se afasta, evite substituições forçadas: um prego não conduz outro prego

Ficar presa tentando encontrar outra pessoa com quem você possa esquecer o namorado que partiu não vai adiantar nada. Na verdade, você só conseguirá diminuir sua autonomia, o que é prejudicial para você. É melhor tirar um tempo para ficar sozinha.

Encontre atividades nas quais possa se distrair do contato social forçado e se concentrar mais em você. Além disso, desta forma você pode conhecer pessoas que têm interesses em comum com você, e estabelecer uma amizade que não é baseada em compromisso, mas em compartilhar o prazer de um hobby comum.

5. Não generalize: todos os homens não são iguais

As emoções às vezes nos levam a pensamentos exagerados ou generalizados. Quando namorado se afasta sem esclarecer totalmente seus motivos, surgem mecanismos inconscientes de defesa que nos pregam peças… Por exemplo, racionalizar subjetivamente que todos os homens são iguais, e que se um deles te abandonou, todos o farão…

Gênero não implica a forma de entender as relações, essas crenças são apenas mitos e velhos paradigmas que devemos deixar para trás.

Quanto mais racionais formos e aceitarmos que nem sempre as coisas vão sair como queremos, mais deixaremos de buscar as respostas do lado de fora, e as encontraremos dentro de nós.

VEJA TAMBÉM: 9 Verdades Brutais Sobre a Vida que te Tornarão uma Pessoa Mais Forte

6. Quando namorado se afasta, fecha-se um ciclo: ‘deixar ir’ faz parte do crescimento pessoal

Quando namorado se afasta - Mulher de costas com vestido branco olhando para o horizonte

Quando uma etapa completa seu ciclo, devemos aceitar essa situação e abrir mão do que antes queríamos. Largar o que estava conosco por um tempo para seguir em frente e conhecer novas pessoas, viver novas experiências. Apegar-se a uma pessoa não é saudável, especialmente quando ela se afastou voluntariamente de nós.

Fechar um ciclo implica entender que houve momentos bons e momentos ruins, e que agora tudo isso faz parte do nosso aprendizado como pessoa, que nos permite amadurecer emocionalmente para depois vivermos novas experiências sob uma nova perspectiva.

VEJA TAMBÉM: Frases de Mulheres Fortes e Poderosas


Este artigo é meramente informativo, no MeApaixonei.com.br não temos o poder de fazer um diagnóstico ou recomendar um tratamento. Consulte um psicólogo para tratar o seu caso particular.

Compartilhe:
Rolar para cima