Como Organizar a Casa: 12 Dicas de Organização Cômodo-a-Cômodo

Como organizar a casa: As dicas de organização cientificamente comprovadas não estão funcionando para você? Nem imagina o por que, né?! Você precisa de um sistema projetado para sua vida!

Eficiência é o nosso grito de batalha neste plano organização cômodo-a-cômodo que elimina toda desordem – como o quarto das crianças e o armário do corredor – pela raiz.

A Equação da Organização

Organização é uma equação que leva em consideração tempo, espaço, dinheiro e esforço. Quando estamos nos organizando, valorizamos muito o tempo e o esforço.

A eficiência é o nosso grito de batalha. Queremos o menor número de etapas e o mínimo de esforço. Siga este guia sobre como organizar sua casa (para sempre!), cômodo por cômodo.

Como Organizar a Casa: 13 Dicas de Organização Cômodo-a-Cômodo

1. Lembre-se das 3 regras principais

Como organizar a casa - mulher em uma pilha de roupas
Woman photo created by wayhomestudio – www.freepik.com

Para colocar e manter as coisas em ordem, use estes princípios orientadores em cada cômodo da sua casa:

  • Reduza o que você tem. É o caminho mais rápido para uma organização eficiente.
  • Seja criativo. Encontre maneiras mais criativas de usar seus pertences.
  • Seja controlado. Se você descobrir que não tem algo de que precisa, não saia correndo para comprar mais.

2. Faça um inventário da sua cozinha

Como organizar a casa - mulher segurando um relógio na cozinha
House photo created by KamranAydinov – www.freepik.com

Elimine o excesso de vasilhas e panelas. É melhor deixar um pouquinho de amendoim rolando em um pote grande do que ter 50 vasilhas sem tampas entupindo seus armários e a geladeira. Use filme plástico, sacos com fecho ziplock ou papel alumínio se acabar. Ou coma o que sobrou para liberar espaço.

Livre-se de pratos e tigelas de tamanhos diferentes e compre um conjunto de tamanhos iguais. Quando todos os pratos são iguais, é mais fácil organizar na máquina de lavar louça ou no escorredor de pratos. Você não precisa mover um prato para chegar a outro prato.

3. Você não precisa de tantos sapatos

Como organizar a casa - mulher com muitos sapatos
Sale photo created by marymarkevich – www.freepik.com

Como você mantém os sapatos organizados sendo que cada vez você pega um do final da pilha, não coloca de volta no lugar e logo a sala inteira está cheia de sapatos novamente? Em vez disso, reduza os sapatos que você possui a um número que caiba no fundo do armário em uma fileira. Então, quando você for guardar, abra a porta e coloque o que você está vestindo dentro. Simples e fácil de manter.

4. Exponha suas latas de lixo

Como organizar a casa - foto de lata de lixo cheia de papel
Business photo created by Racool_studio – www.freepik.com

Se sua família está deixando lixo na cozinha ou na sala, torne suas latas de lixo o informativo possível. Algumas famílias têm latas embaixo de um armário, com trava para crianças, com a tampa que abre apenas pela metade. Isso dificulta para colocar o lixo dentro.

O melhor é colocar a lata de lixo em um local central e retirar a tampa. Isso vai evitar acumular lixos na bancada…

O objetivo é reduzir o esforço necessário para que seja um movimento curto e viável. É mais fácil lembrar de jogar algo fora quando a lixeira está bem na sua frente.

5. Simplifique suas meias

Como organizar a casa - foto de duas meninas vestindo meias
House photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Só de pensar em lavar roupa já é o suficiente para te fazer gemer. Primeiro você classifica, depois lava, depois classifica novamente para dobrar tudo e depois guardar. Para evitar grandes pilhas de roupa suja, economize alguns passos.

Comece livrando-se de todas as suas meias e comprando novas apenas nas duas cores que você usa com mais frequência.

6. Organize os papeis em apenas um local

Como organizar a casa - foto de caixa de papelão
House photo created by fabrikasimf – www.freepik.com

Coloque uma lixeira em um cômodo da sua casa, que você esvaziará apenas uma vez a cada 6 meses. Descarregue todas as contas pagas ou recibos para o caso de precisar em uma pilha. Peça às crianças que joguem a lição de casa terminada lá também. Como os papéis são planos, eles não ocuparão muito espaço. Então, se você precisar voltar e procurar algo, estarão lá arquivados em ordem cronológica.

7. Organize a sala de jogos

Como organizar a casa - foto de duas crianças com brinquedos
Kids photo created by freepik – www.freepik.com

Coloque brinquedos como LEGOs em caixas rasas e largas, para que as crianças não tenham que jogá-los fora para encontrar o que desejam. Livre-se do excesso de brinquedos. Quando seu filho tem menos, ele brinca mais com alguns. Quando quebrar, você poderá comprar novos.

Cortar os gastos os mantém interessados e sua casa organizada. Em seguida, defina um cronômetro para três minutos e peça às crianças que corram para ver o quanto conseguem pegar nesse tempo. Você ficará surpreso(a)!

8. Preste atenção à regra de ouro

Como organizar a casa - foto de armário de roupas organizado

A regra de ouro para se organizar é que o estoque deve estar de acordo com o armazenamento. Seu objetivo deve ser a prateleira vazia e o espaço da gaveta. Agende um horário em sua agenda, examine cada cômodo de sua casa e reduza.

Comece com os pisos, passe para as superfícies e, em seguida, esvazie as gavetas e os interiores. Um quarto leva dois dias, a cozinha três. Se precisar de ajuda na primeira vez, contrate um organizador profissional para um projeto. As habilidades que você aprende podem ser suficientes para te ajudar nas tarefas de casa.

9. Reserve 3 minutos por dia

Como organizar a casa - foto de casal limpando a casa
People photo created by wayhomestudio – www.freepik.com

Não há sistema organizacional no mundo que funcione se não for mantido. Procure um jeito que permita que você arrume qualquer cômodo em três minutos. Então, depois do jantar, peça à família que te ajude a limpar. Antes de se sentar para assistir TV ou relaxar, guarde tudo para não perder tempo antes de dormir, quando estiver cansado(a) demais para se mexer.

10. Menos é mais

Como organizar a casa - Foto de mulher no supermercado
Sale photo created by aleksandarlittlewolf – www.freepik.com

Se você for reduzir os itens de sua casa para que possa limpar em três minutos, não traga outros. Faça uma regra de que nada será comprado que não esteja na lista de compras. Se você está na loja e acha que pode precisar de leite, não compre se não estiver na lista. Isso evita o excesso de produtos e incentiva sua família a ser resiliente comendo torradas em vez de cereais.

Se você estiver na loja e vir uma promoção “compre 1, leve 2” não faça isso a menos que tenha dois em sua lista. Abandone o hábito de gastar seu dinheiro, espaço e esforço em um monte de itens que você não precisa ou não pode usar antes da data de vencimento.

11. Defina uma rotina

Como organizar a casa - Foto de mulher segurando um calendário
Calendar photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Não tem como ficar reinventando a roda todos os dias. Em vez disso, crie sistemas que apoiem sua vida recém-organizada. Faça de quarta-feira o dia de pagamento de contas. Isso evitará que o papel se acumule em sua mesa e tornará mais fácil lembrá-lo(a). Se você esquecer uma semana, quando chegar a próxima quarta-feira, terá um senso de urgência para fazê-lo. E então, você pode relaxar o resto da semana porque sabe que tem um horário definido para pagar as contas.

12. Peça ajuda

Como organizar a casa - Foto de mãe e filha limpando a casa
People photo created by wirestock – www.freepik.com

Chame seu filho para te ajudar a limpar a garagem. No trabalho, junte-se a alguém que possa pontuar os i’s e cruzar os t’s em todas as suas ideias criativas. Quando estiver procurando por sistemas para otimizar sua casa, pergunte-se: “É eficiente? Quanto trabalho é necessário? Posso fazer em uma única etapa? Preciso de alguém para me ajudar ou posso fazer sozinho(a)” Use este guia como um modelo, ajuste-o e personalize-o para se adequar à sua vida.

Compartilhe:
Rolar para cima