21 Pessoas Contam Como Ficaram Suas Vidas após Tentativa de Suicídio

Tentativa de suicídio

Você já viveu uma tentativa de suicídio? De acordo com uma análise de dados federais, as taxas de suicídio no mundo atingiram os níveis mais altos em cerca de 30 anos em todos os grupos etários, exceto os idosos, e a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano. O suicídio não tem limite de idade e pode afetar até mesmo crianças que sofrem de depressão grave.

Para aqueles que nunca experimentaram tal depressão e desespero, é quase impossível entender o que leva uma pessoa a cometer suicídio. No entanto, sabemos que esses indivíduos estão sofrendo e procuram uma solução permanente para seus problemas.

Infelizmente, a maioria das pessoas suicidas nunca pedirá ajuda – mesmo quando realmente a desejam.

Se você ou alguém que você conhece está pensando em suicídio, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188 para buscar ajuda e apoio emocional. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e é gratuito. Além disso, você também pode procurar ajuda em hospitais, postos de saúde ou serviços de saúde mental em sua região.

Felizmente, existem pessoas que sobreviveram a suas tentativas de suicídio. Aqui, alguns deles compartilham suas histórias.

VEJA TAMBÉM: 5 maneiras simples de prevenir a DEPRESSÃO

21 pessoas corajosas revelam como fica a vida após tentativa de suicidio

1. Não deixe seu passado definir você

“Sobrevivi a uma tentativa de suicídio. Não tenho vergonha e não deixo isso me definir.”

2. É um chamado para acordar

“Sobrevivi a uma tentativa de suicídio. E me sinto mais feliz e forte do que nunca.”

3. Aproveite a segunda chance que a vida lhe deu

“Minha vida começou depois que tentei cometer suicídio. Me dei uma segunda chance.”

4. Você importa!

“Quando tinha 20 anos, tentei suicídio. Ninguém nunca diz o quanto dói quando seu corpo ainda está lutando depois de você desistir. #euimporto”

VEJA TAMBÉM: 5 condições de saúde mental que são diagnosticadas de forma errada

5. É difícil falar sobre isso

“Eu gostaria de contar para alguém que tentei suicídio recentemente. Não tenho forças para falar sobre isso, mas preciso.”

6. É preciso força para buscar ajuda, mas vale a pena

“Tentei suicídio 5 vezes… Busquei ajuda e agora estou feliz. Finalmente sei como é estar saudável.”

7. O futuro é assustador

“Tentei suicídio e finalmente decidi que iria procurar ajuda para melhorar. Não posso prometer que não tentarei novamente e isso me assusta muito.”

8. Às vezes, falhar é a melhor coisa que pode acontecer

“Tentei suicídio uma vez e tentei muito, mas falhei. Agora, 2 anos depois, estou feliz e noiva. Às vezes, falhamos por uma razão. Melhora, eu prometo.”

9. Segundas chances são preciosas

“Tentei suicídio há um ano, mas graças a Deus voltei ao mundo dos vivos. Ele me deu a chance de me apaixonar pelo homem que faria qualquer coisa para me ver feliz e sem estresse.”

10. Viver após a tentativa de suicídio é libertador

“Hoje encontrei a carta que escrevi para meus pais quando tentei suicídio. Queimei… 4 anos depois, finalmente saí do buraco de escuridão em que estava mergulhado.”

VEJA TAMBÉM: O que é depressão? Entenda agora!

11. É difícil se reerguer depois, mas não impossível

“Tentei suicídio outro dia. A vida ficou demais para mim. Estou aqui, mas agora não sei como juntar os pedaços.”

12. É um lembrete de que você é um lutador

“Há 14 anos sobrevivi a uma tentativa de suicídio. Ainda tenho esses pensamentos, mas os combato com todas as forças que me restam.”

13. É um lembrete de quem te ama

“Tentei suicídio no banheiro uma vez. Desde então, meu cachorro espera na porta sempre que entro. Ele começa a latir se eu não saio logo. Ele é meu anjo da guarda.”

14. Cada dia é uma vitória

“Ao final de cada dia, quando deito na cama, sussurro para mim mesma: “Consegui”. Já se passaram 4 anos desde minha tentativa de suicídio. Estou feliz por estar viva!”

15. Ajude aqueles que estão na mesma situação que você

“Quando tinha 16 anos, tentei suicídio. As enfermeiras salvaram minha vida. Agora sou enfermeira em uma ala psiquiátrica infantil para ajudar outras crianças da mesma forma que fui ajudada.”

16. As crianças podem dar sentido à sua vida

“Tentei suicídio muitas vezes, mas no dia em que minha filha nasceu, percebi por que nunca fui bem-sucedido.”

VEJA TAMBÉM: Ansiedade, Depressão e Afogamento? Qual a Relação Entre Eles?

17. Encontre um motivo para continuar

“Há um ano tentei me matar. Ainda acordo todos os dias me sentindo sozinho e deprimido e tendo que encontrar um motivo para levantar da cama. Mas estou vivo.”

18. Há uma razão para tudo

“Tentei suicídio 3 vezes… Acho que há uma razão pela qual falhei nas 3 vezes, só tenho que descobrir qual é…”

19. A vida melhora

“A cada dia estou orgulhoso por ter sobrevivido à minha tentativa de suicídio contra todas as probabilidades. Nunca soube que a vida ficaria tão boa.”

20. Sua vida é um presente

“Há vários anos, eu achava que não valia a pena viver, então tentei suicídio. Meu colega de quarto chegou em casa cedo e literalmente salvou minha vida. Algumas semanas depois, descobri que estava grávida. Meu filho foi um presente de Deus para continuar vivendo.”

21. Às vezes, leva tempo para perceber seu valor

“Tentei suicídio há 17 dias. Sobrevivi. E sei que há uma razão para isso. Deus é bom. E é uma pena que tenha demorado tanto para perceber isso.”

VEJA TAMBÉM: Como Saber se Você está com Depressão ou é apenas uma Crise

Se você ou alguém que você conhece está pensando em suicídio, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188 para buscar ajuda e apoio emocional. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e é gratuito. Além disso, você também pode procurar ajuda em hospitais, postos de saúde ou serviços de saúde mental em sua região.

Compartilhe:
Rolar para cima