Relacionamento tóxico: Veja como identificar e superar esse mal | Me Apaixonei

Relacionamento tóxico: Veja como identificar e superar esse mal

2788
0
Compartilhe:

Infelizmente as relações tóxicas existem e não apenas em relacionamentos, esse fenômeno também está muito presente em amizades. O controle obsessivo e a manipulação tendem a ser alguns de seus sintomas mais comuns. Te convidamos a saber mais sobre esse assunto e colocar um fim nele imediatamente:

Falta de comunicação e narcisismo

Em 87% das relações tóxicas uma das pessoas da relação evita a comunicação real e seu mundo tende a girar em torno de si mesmas. Sempre prevalecerá o seu “eu”, por isso, manter algum tipo de comunicação e relação com essa pessoa será muito difícil ou até impossível.

Controle e ciúmes irracional

Uma relação tóxica se concentra no controle de uma pessoa sobre a outra e em seu ciúmes irracional. A pessoa que é tóxica tende a ser possessiva e obsessiva e fará de tudo para te afastar de sua família e amigos.

Vitimização e falta de empatia

Essas são outras características frequentes em uma relação tóxica. Quando se encontram em uma discussão, sempre buscam culpar a outra pessoa e também a se vitimizar, além do mais, não possuem empatia, não sabem se colocar no lugar da outra pessoa (o que é muito importante em um relacionamento saudável).

Manipulação

A pessoa tóxica da relação sempre buscará manipular a outra pessoa de todas as formas possíveis. No geral, tendem a encontrar personalidades frágeis, na qual possuem mais facilidade de manipulação. Dentro de suas “vítimas” prediletas, encontram-se as pessoas com baixa auto-estima e que geralmente são dependentes.

Tenha muito atenção se te obrigam a fazer algo contra sua vontade, seja o que for. São pessoas totalmente abusivas, e esse é um dos sintomas mais graves em um relacionamento tóxico.

Menosprezar

Às vezes as pessoas tóxicas tendem a utilizar seu humor e sarcasmo para menosprezar a outra pessoa, humilhá-la e muitas vezes deixá-la de “cara no chão” perante aos seus amigos. Esse tipo de atitude, na realidade, não tem nada de engraçado.

Reconhecendo uma relação tóxica

Para reconhecer uma relação tóxica será necessário parar, pensar e rever se sua vida mudou de algum tempo pra cá ou se você vem sido forçado a fazer coisas que não que, ou se tem feito sem se dar conta. Também precisa saber se você foi forçado a mudar suas condutas e comportamentos por causa dessa pessoa, se desfez amizades, contato com a família etc.

Avalie seus pensamentos e repare no que você sente quando está perto dessa pessoa, se você se cansa, se sente mal e se não aguenta mais ficar ao lado dela. Se você detectar algum tipo de comportamento desse tipo, aconselho você a ser forte e terminar de vez com essa relação, pois você não encontrará nada de positivo nela a não ser mágoas, tristezas e decepções que com o tempo prejudicarão sua saúde física, mental e espiritual.

Boa sorte!

 

Deixe seu comentário: