8 maneiras de como comunicar um problema para seu parceiro de forma positiva! | Me Apaixonei

8 maneiras de como comunicar um problema para seu parceiro de forma positiva!

857
0
Compartilhe:

Muitas vezes, quando enviamos uma mensagem, sua forma (como dizemos) é mais importante do que o seu conteúdo (o que dizemos). Sermos capazes de comunicar corretamente o que queremos dizer não é uma tarefa fácil, temos que ajustar as palavras, os gestos, as emoções, as atitudes, etc.

Na verdade, quando abordamos um problema com nosso parceiro, se não tomarmos cuidado podemos piorar ainda mais as coisas. Você sabe como comunicar um problema com o seu parceiro de forma positiva?

A “comunicação” é uma especialidade em psicologia. Existem psicólogos que se dedicam, tanto para intervir para melhorar as habilidades comunicativas daqueles que o solicitam quanto para entender como a mídia a afeta nossa mente no dia a dia.

A comunicação tem sido muito estudada, tanto que hoje sabemos muito bem que boas habilidades de comunicação são muito importantes em todas as áreas de nossas vidas. Mas não saber usá-las pode ser um total desastre.

Saber como comunicar um problema para o seu parceiro de forma positiva pode ajudá-lo(a) a superar conflitos e aprender com eles. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar as 8 estratégias mais importantes para ter uma comunicação positiva com seu parceiro:

1. Procure o momento certo: você precisa de privacidade, tranquilidade e atenção do seu parceiro

A fim de comunicar um problema para o seu parceiro de forma positiva, você precisa encontrar o momento certo. Isso significa que você precisa ter privacidade, tranquilidade e atenção. Muitas vezes com o casal é compartilhada uma breve parte do dia, onde há milhares de coisas para fazer e o nível de fadiga é alto.

Lembre-se: momentos como este não são os melhores para colocar um problema.

Você deve avaliar o quão urgente é seu problema para saber se você pode esperar ou não. O melhor é sempre procurar um espaço onde ambos estejam disponíveis, tranquilos e não haja distrações. Não há nada mais desconfortável do que tentar explicar ou entender algo e ser interrompido.

2. Atente-se na linguagem corporal

É muito importante que seu corpo transmita fisicamente a serenidade e não um estado de alteração ou defesa quando você for relatar um problema para seu parceiro. Por isso, tente manter o controle e observar detalhes, tais como: ter uma posição confortável do corpo, evitar os braços cruzados, olhar nos olhos sem intimidação e tentar não se mover excessivamente.

Ficar cara a cara e estar perto um do outro, sem nada atrapalhando irá ajudá-lo(a) a criar um humor mais positivo. Por exemplo, sentar no sofá e manter contato com os olhos, usar um tom de voz silencioso pode ser muito melhor do que sentar na mesa e ficar cara a cara. Esses pequenos detalhes ajudam a tornar a comunicação do problema mais positiva e próxima.

3. Seja específico e se concentre no presente

Não ficar pegando atalhos é fundamental quando você vai comunicar um problema para o seu parceiro. O primeiro passo é esclarecer tudo e saber o que você quer dizer e o que está procurando com a abordagem do problema. É muito importante que, antes de começar a falar, você saiba o que está sentindo, o que deseja e as mudanças que está procurando na situação, para que o problema seja resolvido.

Por isso, é melhor dizer o que você sente e pensa de forma clara e objetiva.

4. Use a técnica de sanduíche: algo positivo + o problema + algo positivo

A técnica de sanduíche faz sentido quando queremos corrigir o outro, mas queremos reduzir o impacto emocional dessa crítica; então é bom utiliza-la se você quer comunicar um problema para seu parceiro.

Por exemplo: “Eu sei que você trabalha muitas horas e eu realmente admiro disso, porque isso mostra que você é uma pessoa esforçada. Porém eu sinto que você poderia estar mais envolvido(a) nas tarefas domésticas e tenho certeza de que podemos encontrar uma maneira para você fazer isso juntos” .

5. Faça da flexibilidade o seu melhor aliado e aproveite a magia das palavras

As palavras que você escolhe dizer quando se trata de relatar um problema são fundamentais. Então, para comunicar um problema de forma positiva, suas palavras devem transmitir flexibilidade, refletir um desejo ou uma sugestão, e não um ultimato. Por exemplo, se você usar “pode” em vez de “ter que”, é muito mais provável que a outra pessoa ouça abertamente.

Comece a usar palavras como “Eu gostaria que”, “Eu precisaria que”, “Você me deixaria muito feliz se”. Essas palavras são muito mais eficazes do que dizer “Eu quero que você”, “você deve” ou “Eu acho que você”.

6. Muito importante: convença o seu parceiro de que o problema tem uma solução

Explicar um problema e não fornecer uma solução não é uma boa ideia: se você não sugerir de alguma maneira que você pode ajudar na situação, você estará dirigindo o relacionamento para um beco sem saída.

Outro aspecto importante é que a solução é uma sugestão e não uma imposição. Trata-se de resolver o problema, e não da outra pessoa fazer o que você deseja.

Antes de apontar o problema, é muito importante que você faça um “brainstorming” com algumas ideias de possíveis resoluções para esse problema. Não se trata de explicar ao seu parceiro o que você acha que é a solução, porque para que a solução seja justa e eficaz, deve ser avaliada pelos dois parceiros.

Trata-se de sugerir o que você acha que pode fazer e se ele(a) concorda. Porque se é um problema em que o casal como uma unidade está envolvido, a responsabilidade pela origem, manutenção e solução do problema está dividida entre vocês dois.

7. Transforme suas queixas em desejos

Atrás de todas queixa existe um desejo. Por exemplo, quando você pensa “porque você não reconhece meus esforços?” ou “você está sempre atrasado, não me leva a sério”. O desejo por trás de cada uma dessas queixas é “eu quero que você reconheça mais meus esforços e me fale que percebe as coisas que faço “e” também que você seja pontual porque isso é importante para mim “.

Fazer uma reclamação de forma saudável é uma habilidade, é preciso prática, mas não é impossível. O primeiro passo é deixar de lado todas as emoções desagradáveis que a queixa gera e pensar sobre o que realmente queremos.

Em segundo lugar, é muito importante transmitir o desejo em uma linguagem positiva, que permite a ação e não ofende o outro. Ou seja, para comunicar um problema para o seu parceiro de uma forma positiva, você deve explicar o que você quer, sem se concentrar no que te incomoda.

8. Permita um momento de reflexão para o seu parceiro

Não exija uma resposta ou ação imediata, deixe que seu parceiro pense sobre o que você falou. Se você exigir uma resposta ao mesmo tempo em que você comunicou o problema, você estará pressionando seu parceiro. E pressionar alguém para tomar uma decisão é uma das formas mais eficazes de transformar o problema em uma batalha.

Mas cuidado com os momentos de reflexão, porque eles possuem prazo de validade. Em outras palavras, um prazo deve ser definido. O tempo que você dá ao seu parceiro dependerá de cada casal, acima de tudo, da urgência e da importância de resolver o conflito. Mas não deixe um tempo indefinido para ele(a) pensar, porque se isso for assim, o que está acontecendo é que o problema está sendo evitado.

Se você tiver essas idéias em mente quando se trata de comunicar um problema para seu parceiro, você poderá fazê-lo de forma positiva, e será muito mais fácil de aprender com o conflito, saber um pouco mais e fortalecer sua união.

Veja mais dicas para que seu relacionamento seja ainda mais saudável:

 

Deixe seu comentário: